Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Seis características dos locais de trabalho fantásticos

Analise o seu local de trabalho. Se identificar estas seis características, parabéns, trabalha num sítio fantástico.

Seis características dos locais de trabalho fantásticos
Notícias ao Minuto

07:18 - 26/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Com tanto tempo que passamos a trabalhar, ter um local de trabalho com um ambiente saudável é meio caminho andado para a felicidade profissional e pessoal e até para a saúde.

Mas, afinal, o que é que determina se um local de trabalho é excecional ou não? Com ajuda da plataforma Care2 revelamos-lhe as seis características dos locais de trabalho fantásticos:

1. Haver uma comunicação eficaz entre os colegas. Sem comunicação não conseguimos fazer nada, seja em que aspeto for da nossa vida. No local de trabalho, uma comunicação eficaz e atempada é um pilar essencial para construir relações saudáveis entre os colegas e, consequentemente, um bom ambiente de trabalho.

2. Expectativas claras. É uma verdadeira tortura trabalhar num ambiente em que o seu papel e os seus deveres mudam como a meteorologia. Quando as expectativas não são claras isso gera insatisfação e desmotivação nos colaboradores, o que claramente não é bom para o sucesso da empresa.

3. Fazem-se esforços para reduzir o risco de ‘burnout’. Um local de trabalho autoconsciente é um local de trabalho forte. Qualquer tipo de trabalho pode provocar a sensação de fadiga e ‘burnout’, mas os melhores tentam prevenir estas situações. Se o seu local de trabalho o encoraja a tirar férias, a cuidar de si, faz mudanças que contribuam para a sua motivação ou incentiva o team-building, isso é um ótimo sinal.

4. Colegas de trabalho maduros. A idade emocional dos colegas de trabalho tem impacto em todo o ambiente da empresa. Por maturidade não se entende mandar piadas ou rir em momentos de dificuldade ou pressão, mas sim comunicar de forma assertiva e ética, e sem manipulação, e sempre em busca de feedback.

5. Recetividade ao feedback. À medida que as empresas crescem e as suas missões se atualizam, estão um passo à frente se ouvirem o feedback dos seus colaboradores em vez de os ignorarem. Se a empresa em que trabalha valoriza a sua opinião e as suas críticas, respire de alívio, pois está num bom local.

6. Ligação à sua paixão. Um dos grandes sinais de um local de trabalho fantástico é este estar relacionado com aquilo que mais adora na vida. Se trabalha num local onde tem uma sensação de propósito e valor todos os dias, provavelmente deve manter esse emprego.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório