Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Nove dúvidas esclarecidas sobre sexo pós-parto

Afinal, é normal sentir o que está a sentir?

Nove dúvidas esclarecidas sobre sexo pós-parto
Notícias ao Minuto

22:00 - 24/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

Os dias seguintes ao parto são dias de adaptação, repletos de dúvidas, novas sensações e muitos conflitos internos para as mulheres, nomeadamente no que se refere ao retomar da vida sexual.

Afinal, é normal sentir o que está a sentir? Haverá algo de errado com seu corpo? Será algo comum a outras mulheres? Quando é que a vida sexual volta ao normal?

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site brasileiro UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik; Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra; Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra e autor do livro 'Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra' (Segmento Farma), e Vamberto Maia, ginecologista e especialista em reprodução humana assistida da Clínica Mãe, em São Paulo, para desmistificar as nove maiores dúvidas das recém-mães.

1. A vagina não fica mais larga

A queixa sobre sentir a vagina larga é transitória, na maioria dos casos, afirmam os especialistas. Os fatores que podem influenciar uma alteração a nível muscular são o número de gestações, lesões perineais e ganho excessivo de peso.

2. 'Quarentena' deve ser respeitada

O tempo de resguardo serve tanto para partos normais como para cesarianas. Antes desse tempo, sexo com penetração poderá ser de evitar, isto para evitar eventuais lesões e e infecções.

3. Sexo sem penetração? Sem problema

A penetração, tanto vaginal quanto anal, deixam mais preocupações, mas há alternativas eróticas sem contra-indicações: masturbação, sexo oral, massagens, um banho íntimo, enfim, a imaginação é uma ajuda para o casal retomar a intimidade.

4. Sem libido

Se a vontade de fazer sexo tiver mudado, há que ter calma porque pode ser absolutamente normal. Nem todas as mulheres se sentem à vontade para ter sexo durante o período, pois a 'avalanche' hormonal pode atingir a libido. Além do mais, a atenção agora está no bebé e há quem queira dedicar o período de folga ao descanso e não ao sexo. Com o passar do tempo, a libido vai voltando ao normal.

5. A 'nova' primeira vez costuma doer

Se pensou que já tinha passado por isso uma vez e que era para nunca mais, saiba que a sua primeira vez no pós-parto pode doer. Primeiro pelo tempo sem penetração, segundo porque a amamentação dificulta a lubrificação para muitas mulheres. Invista em preliminares, use lubrificante se for necessário e não se acanhe em tirar dúvidas com o/a médico/a.

6. Pode haver sangue

Pode ser que sangre um pouco quando voltar a fazer sexo após o parto. Isto não tem de ser nada fora do comum, mas se o problema se prolongar valerá a pena consultar um médico para saber se não há risco de infecção.

7. Pode sair leite

Durante o sexo, o leite materno poderá 'intrometer-se'. Não fique constrangida. Não só é algo natural do organismo como um simples sutiã poderá ajudá-la a evitar constrangimentos.

8. É possível engravidar, sim

Na teoria, as hormonas que produzem leite inibem a ovulação, principalmente para quem pratica a amamentação exclusiva, mas isso não é 100% confiável. Pode ocorrer ovulação e o regresso da menstruação. Para não correr riscos, é melhor adotar algum método contraceptivo.

9. Tenha paciência

Paciência é a palavra certa durante este período. Não se recrimine nem julgue, pois não há nada de errado consigo. Não queira ter o corpo que esteve nove meses em mudança a voltar em poucos dias. Não tenha em mente aquelas recuperações quase bizarras de certas celebridades, que voltam à forma em poucos dias. Relaxe. Aproveite a companhia do bebé, viva o lado bom desta mudança a par de todos os desafios. E se o puder fazer em casal, tanto melhor, que a chegada de uma vida nova é sempre sinal de esperança.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório