Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Quatro 'curas' naturais que na realidade fazem muito mal

A morte de uma mulher, em março, por causa de medicina alternativa levou a imprensa a recordar algumas ‘curas’ que fazem mal.

Quatro 'curas' naturais que na realidade fazem muito mal
Notícias ao Minuto

19:10 - 02/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Substâncias

A revista Time recorda quatro substâncias usadas pela medicina alternativa norte-americana que nunca devem ser utilizadas sem a supervisão de um médico.

 Açafrão

Uma mulher morreu em março na Califórnia após ter recebido uma infusão de açafrão pela via intravenosa numa tentativa de melhorar os seus eczemas com medicina alternativa. A substância originou uma reação adversa que fez com que o cérebro parasse de receber oxigénio e o coração parou.

Os médicos dizem que as infusões de açafrão tomadas pela via oral podem funcionar como ótimos anti-inflamatórios mas nunca, nunca se deve injetar uma substância sem a supervisão de um médico.

Carvão ativado

O carvão ativado é utilizado por médicos para tratar sobredosagens porque a substância agarra os químicos prejudiciais, impedindo que sejam absorvidos pelo organismo, de acordo com o explicado por Shanna Levine, uma médica da Escola de Medicina de Mount Sinai, em Nova Iorque.

Nas medicinas alternativas, explica, “é usado como um meio de diminuir o colestrol através da ingestão”, indica.

No entanto, esta substância tem um sem-número de efeitos adversos: pode diminuir a eficácia de outros medicamentos, como a pílula; se for inalado ao invés de engolido, pode danificar os pulmões; e pode prejudicar o estômago.

Aconitum (planta venenosa)

O Aconitum é uma planta venenosa que, após tratada, pode ser usada pela homeopatia como forma de tratar a dor. No entanto, deixou de ser recomendada pelos médicos.

Quando consumida sem cuidado pode causar enjoos, dores no peito, palpitações, fraqueza nos membros, paralisia e até morte.

Água oxigenada

De acordo com a Time, algumas medicinas alternativas fazem uso da água oxigenada como um impulsionador de saúde natural. Um relatório publicado recentemente indicou que mais de 300 pessoas já foram envenenadas e cinco morreram por causa do consumo de água oxigenada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório