Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Nova esperança contra cancro da mama? Estudo apresenta avanços

Uma investigação publicada no Journal of Mammary Gland Biology and Neoplasia revelou uma descoberta que pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para tratar e prevenir a doença.

Nova esperança contra cancro da mama? Estudo apresenta avanços
Notícias ao Minuto

13:51 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro da mama

Um estudo realizado pelo Prevent Breast Cancer, e publicado no Journal of Mammary Gland Biology and Neoplasia, apresentou uma descoberta que poderá estar na base de novos tratamentos contra o cancro da mama.

A investigação mostrou que é possível preservar o tecido mamário fora do corpo durante pelo menos uma semana. Dessa forma, poderá ser um importante passo para os cientistas identificarem os tratamentos e medicamentos mais eficazes para cada paciente.

Leia Também: Prever cancro sete anos antes? Novo estudo aponta caminho

"Nem todos os medicamentos funcionam para todas as mulheres. Esta nova abordagem significa que podemos começar a determinar quais os medicamentos que funcionam para cada mulher, medindo o seu impacto nos tecidos vivos", revelou a médica Hannah Harrison ao The Guardian.

"Significa que as mulheres podem tomar o medicamento mais eficaz para a sua composição genética específica", continua. A preservação do tecido mamário foi conseguida graças a um gel.

"Ao testar diferentes fórmulas de hidrogel, conseguimos encontrar uma solução que preserva o tecido mamário humano durante pelo menos uma semana. Podemos testar melhor os medicamentos tanto para a prevenção como para o tratamento do cancro, e podemos examinar como fatores como a densidade da mama reagem a determinadas hormonas."

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, são detetados em Portugal cerca de sete mil novos casos de cancro da mama. É o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é mesmo considerada a primeira causa de morte por cancro nas mulheres.

Leia Também: Melanoma. Pare de acreditar nestes cinco mitos sobre cancro da pele

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório