Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Ciência revela os alimentos que realmente cuidam da flora intestinal

Existem cada vez mais evidências científicas que defendem que não existe uma boa saúde geral quando a flora intestinal não está bem.

Ciência revela os alimentos que realmente cuidam da flora intestinal
Notícias ao Minuto

07:40 - 02/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Os intestinos são o nosso segundo cérebro e o verdadeiro pilar da saúde em geral. Nos últimos anos, a ciência tem vindo a encontrar cada vez mais razões para apontar a flora intestinal como um fator determinante, para o bem e para o mal, dos mais variados aspetos da saúde humana.

Mas, para que os intestinos funcionem adequadamente, é necessário alimentar o microbioma intestinal, ou seja, a comunidade de bactérias que a habitam nos intestinos.

Com a ajuda de 30 voluntários escoceses e de investigadores de todo o mundo, o grupo de cientistas do programa ‘Trust Me, I’m a Doctor’ conseguiu encontrar os alimentos que melhoram verdadeiramente a saúde intestinal e que, por isso, são aliados da saúde em geral.

Para o estudo, conta a BBC no seu site, os cientistas separaram os participantes em três grupos. No primeiro, foi dada uma bebida probiótica de supermercado; no segundo, tomou kefir (bebida fermentada e feita à base de leite); o terceiro grupo viu a sua dieta reforçada em fibra prebiótica chamada inulina, que pode ser encontrada em alimentos como a cebola e o alho.

Passadas as quatro semanas de testes, os cientistas concluíram que os probióticos pouco ou nada fizeram no microbioma intestinal, tendo o kefir e os alimentos ricos em fibra prebiótica apresentado melhores resultados. Conta a BBC que os participantes que ingeriram mais cebola e alho, por exemplo, obtiveram um aumento do tipo da bactéria boa para a saúde intestinal e que aqueles que apostaram no kefir aumentaram a presença de Lactobacillales, uma bactéria importante para a saúde intestinal e que pode atenuar ou travar casos de diarreia e intolerância à lactose.

Mas o estudo não ficou por aqui. Depois de detetarem o impacto positivo que os alimentos fermentados têm na saúde, os investigadores decidiram comparar aqueles que são feitos em casa e aqueles que são comprados em grandes superfícies.

Uma vez que aqueles que são industrializados passam por “pasteurização depois da preparação para garantir a sua segurança e aumentar o prazo de validade”, os produtos fermentados que são feitos em casa mostraram ser melhores para a saúde, uma vez que preservavam um maior leque bacteriano.

Aqui pode encontrar uma lista de alimentos fermentados que devem ser incluídos na alimentação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório