Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

As duas hormonas que podem arruinar a sua vida amorosa

Sim, as hormonas são quem mais ordena e nem a vida amorosa escapa.

As duas hormonas que podem arruinar a sua vida amorosa
Notícias ao Minuto

11:37 - 13/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Umas pessoas são mais apaixonadas e mais apegadas do que outras. Não se trata de um defeito, nem tão pouco de um feitio, é mesmo uma questão de hormonas, mais concretamente, de duas hormonas.

No caso das mulheres, a quantidade de amor que há para dar (e receber) depende muito da ocitocina, uma hormona produzida no hipotálamo e que é conhecida como a hormona do amor, uma vez que está diretamente associada com a vontade de estar com alguém e com aquilo que as pessoas sentem umas pelas outras.

Um estudo da Universidade de Oxford, citado pelo Mind Body Green, descobriu que a administração desta hormona em casais de longa duração faz com que estes se sintam (ainda) mais apaixonados e com vontade de passar mais tempo juntos. O poder da ocitocina é mais notório no sexo feminino, tendo um estudo da Universidade Médica de Viena descoberto que os baixos níveis desta hormona no sexo feminino está diretamente associado a um menor desejo sexual e a uma maior frieza sentimental (com possibilidade de depressão). O uso de um spray nasal com esta hormona foi capaz de reverter ambas consequências.

Mas não é apenas de ocitocina que se faz a vida amorosa. No que toca aos homens, a hormona protagonista é outra: a testosterona. Quanto mais velhos forem e quanto mais longa for a relação, menores serão os níveis de testosterona e, por consequência, o amor para dar e receber.

Cansaço, irritação, apatia sexual, disfunção erétil e depressão são os sintomas mais comuns em homens com baixos níveis desta hormona, estando todos eles associados (por causa ou consequência) à degradação da vida amorosa.

Se para as mulheres o estímulo da hormona do amor é feito com abraços, beijos, palavras de afeto, atenção e carinho, no caso dos homens, o segredo pode estar na alimentação, sendo os alimentos ricos em zinco, os vegetais e as gorduras saudáveis as melhores formas de estimular naturalmente a produção de testosterona, algo que se consegue também com uma boa qualidade de sono e um dia-a-dia isento de stress.

E já que falamos de amor, sabe quais são as quatro fases deste estado?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório