Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Estes 20 alimentos podem deixá-lo de mau humor

Sabia que aquilo que come interfere diretamente com a sua disposição?

Estes 20 alimentos podem deixá-lo de mau humor
Notícias ao Minuto

09:09 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O mau-humor não é apenas culpa da segunda-feira, nem do fim próximo do verão. São muitas as causas que podem deixar uma pessoa de mau-humor, incluindo a alimentação. Como já lhe contámos aqui, os alimentos ricos em açúcar e as bebidas alcoólicas podem incentivar a má disposição, mas não são os únicos. Existem nada mais, nada menos do que 20 alimentos causadores do mau-humor, segundo o site Eat This! Not That.

Os refrigerantes são um dos alimentos mencionados pela publicação. E como são os elevados (e exagerados) níveis de açúcar os culpados, incluem-se ainda as bebidas açucaradas e os cocktails já prontos entre o leque de alimentos a evitar.

Também os bagels (e todos os pães ‘brancos’) são um inimigo do bom-humor, muito por culpa dos hidratos de carbono refinados que os compõem e que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue e, por consequência, a desregulação do equilíbrio hormonal.

Considerado por muitos como um adoçante natural saudável, o xarope de agave pode ser penoso para a boa disposição, uma vez que possui elevados níveis de frutose – que são capazes de interferir com as hormonas e com o humor.

“A margarina contém altas quantidades de gordura saturada processada, que é muito diferente da gordura saudável, como a do azeite, nozes e abacates”, diz a médica Mikaela Reuben, explicando que se trata de um alimento a evitar não só pelo impacto negativo que tem na saúde, como também pelo facto do consumo de margarina poder causar um desequilíbrio no açúcar do sangue.

Ao contrário do azeite, a gordura vegetal é quase toda de evitar pelos elevados níveis de ácidos gordos ómega 6, capazes de interferir com a disposição e com os níveis de insulina. Além disso, estes tipos de gordura estão repletos de corantes e conservantes, os mesmos que fazem das sementes processadas uma má escolha, pois acabam por ter na sua composição um conservante chamado de bromato de potássio, que é facilmente absorvido pela glândula da tiróide, interferindo com a disposição das pessoas.

Tal como a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, as carnes processadas (onde se inclui o fiambre de aves) são de evitar por potenciarem o cancro, contudo, podem também ser responsáveis pela má disposição de muitas pessoas, especialmente daquelas que consomem este tipo de alimentos diariamente em pães feitos com farinha refinada.

Por serem ricos em sal e/ou açúcar, os frutos secos salgados ou cobertos de mel e os bolos (de pastelaria ou embalados e vendidos nos supermercados) são outros exemplos de alimentos que podem deixar uma pessoa com mau humor, pois interferem diretamente com as hormonas, incluindo a do stress (que fica mais elevada).

As batatas fritas – seja as feitas em casa ou as batatas de pacote, sendo estas piores -, as frutas desidratadas e cristalizadas, os alimentos enlatados (pela quantidade de sódio e aditivos) e os alimentos processados (por todos os químicos que possuem na sua composição e que fazem deles alimentos viciantes), assim como os cereais de pequeno-almoço, são apontados como inimigos da boa disposição, assim como o café – embora esta bebida possa ter efeitos contrários em algumas pessoas, dando-lhes mais energia e boa disposição. Segundo a médica, “quando bebemos café, os nossos corpos produzem cortisol, a hormona principal do stress”.

Para as pessoas com alergia ou intolerância, o trigo (e consequente glúten) pode ser um desencadeador do mau humor.

Se fica com mau humor rapidamente - e muito por culpa daquilo que come - veja como combatê-lo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório