Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco boas razões para deixar de ser sedentário

É apontado como a principal causa da obesidade e do aparecimento de doenças relacionadas com o estilo de vida. O sedentarismo é uma praga e deve ser combatido.

Cinco boas razões para deixar de ser sedentário
Notícias ao Minuto

15:41 - 12/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estilo de vida

O sedentarismo é altamente prejudicial à saúde e uma das principais causas do aparecimento de doenças relacionadas com o estilo de vida, como a obesidade e a Diabetes tipo 2.

Numa altura em que é visto como uma ‘epidemia do século XXI’, torna-se necessário combater a falta de atividade física da população e a revista Exame dá cinco bons motivos para fazê-lo.

1. Mais vida – e mais energia. Deixar o sedentarismo dá anos de vida e aumenta os níveis de energia, muito graças à atividade física praticada (que reduz ainda os níveis elevados de colesterol, de açúcar no sangue e ajuda a perder peso e gordura acumulada).

2. Mais autonomia – assim que a preguiça deixa de dominar o corpo e a energia aumenta, ganha-se mais força e resistência muscular, o que permite executar mais tarefas.

3. Mais dinheiro – assim que se ganha saúde, o dinheiro despendido na farmácia ou em tratamentos é menor. E para os que aliam o fim do sedentarismo à adoção de um estilo de vida saudável acabam por poupar dinheiro a partir do momento que deixam de comprar comida processada ou pré-confecionada.

4. Melhor autoestima – diz a Exame, o fim do sedentarismo melhora a atitude das pessoas, que se tornam mais ativas, confiantes e empenhadas, fatores que aumentam o bem-estar e a autoestima, muito em parte devido às mudanças positivas no corpo, que fazem com que as pessoas se sintam mais bonitas.

5. Novos hábitos, novos amigos – ao invés de passar tardes no sofá, ir ao ginásio é uma escolha não só saudável como também social. A ida a aulas de grupo e a procura de parceiros de corrida ou exercício ao ar livre irá melhorar também a vida social.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório