Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Prevenção da Covid-19. Como se proteger no autocarro, comboio e metro

Apesar da disseminação da pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que já matou cerca de 914.311 indivíduos em todo o mundo e 1.852 em Portugal, a verdade é que muitas pessoas se veem 'obrigadas' a viajar de transportes públicos diariamente para ir trabalhar.

Prevenção da Covid-19. Como se proteger no autocarro, comboio e metro
Notícias ao Minuto

11:45 - 11/09/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prevenção

O teletrabalho não é uma opção para todos, assim como morar perto do trabalho ou poder deslocar-se de carro e por isso muitos têm de enfrentar todos os dias os movimentados transportes públicos, sobretudo o autocarro, comboio e metro, muitas vezes cheios, aumentando assim o risco de infeção pelo novo coronavírus

"Os carros são muito ineficientes no uso da infraestrutura urbana. Se todos nós andarmos de carro, ninguém se mexe", afirma em declarações à BBC News o engenheiro Carlo Ratti, diretor do laboratório de cidades no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. 

Conforme explica um artigo publicado na BBC News, para quem não tem alternativa e requer o uso de transportes existem porém certas medidas que devem ser adotadas como forma de proteção, contribuindo para a 'redução de danos'.

Cuidados básicos e essenciais a tomar

De acordo com informações divulgadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, à BBC Mundo, a medida básica e fundamental é sem duvida o uso de máscara. 

Isto porque as máscaras funcionam como "uma barreira para gotículas potencialmente infeciosas", nas palavras da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

"Com a força da tosse ou do espirro, as gotículas voam para longe. A máscara cirúrgica não filtra o vírus, mas ajuda a impedir que essas gotículas se espalhem demais, contaminando pessoas e superfícies", conta o virologista Jonatas Abrahão, da Sociedade Brasileira de Virologia e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Eis, de acordo com a Fiocruz, outras medidas que deve tomar ao viajar de transportes públicos além do uso (obrigatório) de máscara. A saber:

  • Não coloque as mãos na face durante a viagem. Sobretudo, mantenha-as afastadas dos olhos, nariz e boca;
  • Leve álcool gel consigo e passe nas mãos durante o trajeto;
  • Ao sair do transporte, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool gel antes de fazer qualquer outra coisa, nomeadamente antes de retirar a máscara do rosto;
  • Limpe com álcool gel os seus objetos pessoais manuseados durante a viagem, como por exemplo o telemóvel, carteira ou um livro;
  • Dê preferência ao uso de passes mensais ou pré-carregados, evitando assim o uso de dinheiro na compra de bilhete;
  • Caso espirra ou tussa, tape a face com o antebraço;
  • Quando chegar a casa, ponha a roupa que vestiu imediatamente na máquina a lavar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório