Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Exame ao sangue diagnostica cancro 4 anos antes de primeiros sintomas

Especialistas afirmam que a técnica não invasiva é 90% precisa na deteção de cinco dos mais comuns tipos de cancro e que custa cerca de 85 euros por paciente.

Exame ao sangue diagnostica cancro 4 anos antes de primeiros sintomas
Notícias ao Minuto

08:34 - 22/07/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diagnóstico precoce

Investigadores, da China, esperam que o exame possa levar à criação de programas de rastreio para o cancro do pulmão, intestino, fígado, estômago e do esófago.

A técnica, denominada PanSeer, busca por alterações químicas específicas no sangue, conhecidas por metilação, segundo informações avançadas pelo jornal britânico The Sun.

Kun Zhang, líder do estudo e professor na Universidade da California, em San Diego, nos Estados Unidos, disse: "o material e custo de produção corresponde a menos de 100 dólares". 

O exame ao sangue detetou tumores em 91% das amostras de plasma recolhidas de indivíduos que não apresentavam qualquer sintoma no momento, de acordo com dados publicados no Nature Communications.

Os investigadores examinaram 605 pacientes, 191 dos quais foram diagnosticados com um dos cinco tipos de cancro - entre um a quatro anos depois. 

Adicionalmente, o exame identificou com sucesso a presença de tumores em 88% de indivíduos de um grupo de 113 que já haviam sido diagnosticados - e reconheceu 95% das amostras saudáveis. 

O professor Zhang afirmou: "a sobrevivência de pacientes com cancro aumenta significativamente quando a doença é identificada nos estágios iniciais, já que o tumor pode ser cirurgicamente removido ou tratado com fármacos apropriados". 

"Todavia, ainda existe apenas um número limitado de exames de rastreio para poucos tipos de cancro". 

Zhang explica que é pouco provável que o PanSeer consiga prever quem vai desenvolver cancro, mas sim identificar quem já tem tumores no organismo e não manifesta sintomas. 

"São necessários mais estudos longitudinais a larga escala que confirmem o potencial do exame no deteção precoce de cancro em indivíduos pré-diagnóstico", concluiu. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório