Meteorologia

  • 29 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Não gosta de beber água? Nutrionista revela 6 alimentos super hidratantes

"Se não beber água suficiente pode originar desidratação provocando sintomas como fadiga, dores musculares, pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado", explica Neuza Farinha, nutricionista na Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut - Grupo VivaGym, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Não gosta de beber água? Nutrionista revela 6 alimentos super hidratantes
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/03/20 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Alimentos que hidratam

Neste momento de isolamento há comportamentos que devemos adotar em casa para manter a saúde física e contribuir para o normal funcionamento do nosso corpo.

A água tem um papel fundamental para o nosso corpo e desempenha várias funções essenciais como:

- Transporte de nutrientes;

- Eliminação dos resíduos e toxinas desnecessários através da urina;

- Regulação da temperatura corporal pela perda de suor;

- Lubrificação e proteção das articulações;

- Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor;

- Prevenção da obstipação; entre outras.

Por todas estas razões, em média, deverá ingerir pelo menos 1,5l de água por dia (dependendo de diversos fatores como o gasto energético diário, o peso corporal e a quantidade diária ingerida de diversos nutrientes como a fibra, por exemplo). Se não beber água suficiente pode originar desidratação provocando sintomas como fadiga, dores musculares, pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado. Para além da água pura sabia que existem bebidas e alimentos que contribuem para a sua hidratação diária? Fique a conhecer alguns deles:

1. Chá

Da mesma forma que comer uma grande variedade de frutas e legumes ajuda a garantir uma ingestão completa de vitaminas e minerais, uma variedade de chás também garante uma vasta gama de micronutrientes. Seja quente ou frio, o consumo de chá, aliado a uma alimentação e estilo de vida saudáveis, traz diversos benefícios ao corpo como perda de gordura, redução da tensão arterial, fortalecimento dos ossos e do sistema imunitário, prevenção do processo de envelhecimento e contribui para melhorar o humor. No entanto tudo depende da forma como estes são preparados e qual o tipo de chá utilizado. Para além disso deve também ter em atenção as doses que ingere. Lembre-se, tudo o que é demais faz mal. Poderá adicionar alimentos como o limão, gengibre ou canela para potenciar as propriedades.

2. Melancia

A melancia é uma das frutas com maior teor de água que existe. Uma porção (160g) de melancia contém mais de 120ml de água, para além de vários nutrientes importantes como vitamina A, vitamina C e magnésio. Pelo seu elevado teor de água, a melancia tem poucas calorias o que contribui para uma perda ou manutenção do peso corporal.

3. Limonada

Sem adição de açúcar, um copo de limonada tem um alto poder antioxidante no organismo (graças ao seu alto teor de vitamina C) e poucas calorias. Para além disso, reduz a inflamação das articulações, tem propriedades antibacterianas e também contribui para a saúde da pele, limpando-a e aliviando a erupção cutânea. Adicionar limão nas bebidas estimula o fígado e o organismo a libertar enzimas essenciais para a digestão e libertação de toxinas.

4. Água de coco

A água de coco é uma bebida natural que possui inúmeras propriedades nutricionais e funcionais. Com um baixo teor de açúcares e gorduras (cerca de 20 calorias por 100ml) e com um elevado teor de potássio, cálcio e magnésio é um ótimo refresco para incluir na sua dieta. Evita a desidratação e controla o teor de sódio corporal sendo indicada para hipertensos. Em alguns países mais carenciados a água de coco chega mesmo a ser um substituto de alimentos proteicos por apresentar diversos aminoácidos semelhantes aos encontrados no leite.

5. Pepino

O pepino é constituído por cerca de 95% de água, o que o torna num dos alimentos mais baixos em calorias. Por outro lado, contém uma pequena quantidade de nutrientes como a vitamina K, potássio e magnésio. Pode ser consumido como acompanhamento de uma refeição principal juntamente com uma salada, como um snack nutritivo ou podem mesmo ser adicionados aos seus batidos para dar mais sabor.

6. Couve-flor

A couve flor contém cerca de 92% de água na sua constituição e é um excelente legume para incluir na sua alimentação. Cada 100g de couve flor fornece aproximadamente 60ml de égua, bem como 3g de fibra. Além disso é uma excelente fonte de uma grande de nutrientes, incluindo a colina (essencial para o bom funcionamento do cérebro).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório