Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Saúde de ferro com kiwi! Vitamínico, antioxidante e amigo da imunidade

Neste mês de março, o Lifestyle ao Minuto dá destaque ao kiwi e a nutricionista Catarina Morais dos Santos fala-nos sobre os superpoderes desta fruta da época rica em nutrientes, vitaminas C, B9 e E e com um papel importante no sistema imunitário. Do que está à espera: afinal, um kiwi por dia não sabe o bem que lhe fazia!

Saúde de ferro com kiwi! Vitamínico, antioxidante e amigo da imunidade
Notícias ao Minuto

08:30 - 24/03/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimento do mês

O quivi (em português) ou kiwi (em inglês) é uma fruta proveniente do sudeste chinês, sendo as espécies comerciais mais conhecidas a Actinidia  deliciosa (verde)  ou  Actinidia  chinensis (amarela). A  produção  portuguesa concentra-­‐se na região  entre o Douro  e Minho, de forma sazonal, entre os meses de novembro e março

É maioritariamente conhecido pelo seu papel na melhoria do funcionamento intestinal. A composição em fibra solúvel e insolúvel, polifenóis  e actinidina conferem-lhe benefícios  gastrointestinais que levam a uma  melhoria  da  consistência e no aumento da frequência e volume fecal, tornando-o num importante alimento a ser introduzido por quem sofre de obstipação

Comparativamente a outras frutas apresenta um baixo valor calórico (60kcal/100g) o que o torna apelativo à sua introdução diária. Avaliando a sua riqueza nutricional, existem outras características que interessam destacar, como o seu elevado teor em vitamina C (ácido ascórbico). Ao fornecer 72mg por 100g, torna-se na segunda fruta com teor mais elevado desta vitamina, ultrapassado apenas pela goiaba.

Quer isto dizer que um quivi por dia fornece quase a sua dose diária recomendada para os adultos (80mg/100g). A vitamina C é ainda fundamental para a biossíntese de colagénio e de determinados neurotransmissores, tem capacidade antioxidante e tem um papel importante no sistema imunitário

Também o seu elevado teor em folatos (vitamina B9) contribui para a formação normal do sangue e para a redução do cansaço e fadiga. 

Tradicionalmente os folatos estão presentes em elevadas quantidades nos vegetais de folhas verdes escuras, mas cujo teor é posteriormente reduzido pela cozedura dos alimentos. Por se comer cru, o quivi torna-se numa importante fonte desta vitamina, especialmente durante a gravidez período em que as necessidades deste micronutriente aumentam. 

É ainda uma importante fonte de vitamina E, potássio e vários componentes bioativos, nomeadamente antioxidantes e fitonutrientes. Não é assim de espantar que toda a sua riqueza nutricional faz com que o seu consumo regular seja associado a vários benefícios para a saúde e deva fazer parte da rotina alimentar dos portugueses. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório