Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Todos os benefícios das nozes para o coração e para os intestinos

Tudo aquilo que come pode afetar a sua saúde intestinal e o coração. Como tal, é imperativo pensar estrategicamente naquilo que ingere às refeições ou como snack.

Todos os benefícios das nozes para o coração e para os intestinos
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Superalimento

Segundo uma nova pesquisa publicada no periódico científico Journal of Nutrition, a noz é altamente benéfica para o coração combatendo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A equipa de investigadores norte-americanos observou 42 indivíduos que sofriam de excesso de peso ou de obesidade, entre os 30 e 65 anos. Previamente ao estudo, os participantes foram todos submetidos a uma dieta considerada ‘normal’ (na qual 12% das calorias diárias provinham de gordura saturada), por um período de duas semanas.

Após esse tempo, todos passaram a consumir dietas com um menor teor de gordura saturada (das quais 7% das calorias diárias eram provenientes de gordura saturada) e incorporaram nozes na sua alimentação (sobretudo como snacks entre as principais refeições). Após comerem dois punhados de nozes diariamente por seis semanas ao invés de snacks como bolos, salgados, batatas fritas ou bolachas, os indivíduos apresentaram uma descida substancial nos níveis de colesterol e de bactérias intestinais que aumentam o risco incidência de patologias do coração.

“Tal ocorreu porque provavelmente comer nozes inteiras todos os dias reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial”, afirmaram as autoras do estudo Penny Kris-Etherton e Kristina Petersen, ambas da Penn State University, nos Estados Unidos, à revista Women’s Health.

Mais ainda, o fruto seco é rico em fibras, o que afeta positivamente as bactérias dos intestinos. Além disso, gorduras insaturadas, como ómega-3, podem contribuir para microbiotas favoráveis do órgão. O que por sua vez também contribui para reduzir a pressão arterial, contrariando novamente o risco de doenças coronárias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório