Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Pressão alta: Sete mitos e verdades sobre a doença

A pressão alta ou hipertensão arterial trata-se de uma doença silenciosa, na maioria dos casos, e que se traduz numa tensão acima do normal exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias coronárias

Pressão alta: Sete mitos e verdades sobre a doença

E, como as pessoas demoram em regra algum tempo a identificar a condição, esta tem se mostrado uma das doenças mais perigosas do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já que é um fator determinante para o aparecimento ou complicação de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, AVCs e insuficiência renal crónica. 

Os especialistas, recomendam que todos os indivíduos com predisposição para sofrerem de pressão alta, ou seja com casos já diagnosticados na família, façam consultas periódicas ao cardiologista. Até porque não existe outra forma de dizer se alguém tem ou não hipertensão a não ser através da medição da pressão arterial.

A saber, a pressão arterial é considerada alta quando é superior a 14 por 9.

De acordo com a Sociedade Americana de Cardiologia (American Heart Association), os sintomas de pressão alta podem incluir tonturas, falta de ar, palpitações, dor de cabeça e alteração na visão, entre outros. 

Alguns dos grupos de risco mais predispostos a sofrerem de hipertensão incluem pessoas com obesidade ou excesso de peso; sessoas que sofrem de stress constante e com histórico familiar de hipertensão.

Maus hábitos alimentares, tabagismo e alguns problemas de saúde mental, como transtorno de ansiedade generalizada e síndrome do pânico, também podem facilitar o desenvolvimento de hipertensão.

Oito mitos e verdades sobre hipertensão arterial

1. Hipertensos não devem praticar exercício físico

MITO. A prática de atividade física, pelo menos cinco vezes por semana, é essencial para a manutenção de uma vida saudável, e pode inclusive ser uma excelente forma de prevenção contra a pressão alta. Faça caminhadas, substitua o elevador pela escadas, ande de bicicleta, nade e dance.

2. Reduzir o consumo de sal é suficiente para prevenir a hipertensão

MITO. O consumo exagerado de sal é, de facto, um dos fatores que podem provocar pressão alta. Mas reduzir o seu consumo não é suficiente para evitar a hipertensão. Deve ter em atenção a alimentação como um todo, incluindo o consumo de alimentos industrializados e açúcares.

3. Hipertensos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas

VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial.

4. A apneia do sono pode levar à hipertensão arterial

VERDADE. apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, provocando engasgos. A condição pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão. Isso porque o organismo de quem tem apneia do sono liberta adrenalina para combater o distúrbio e contrai os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Se a apneia for tratada corretamente, a pressão pode normalizar.

5.  A hipertensão não aflige pessoas jovens

MITO. Embora o número de pessoas com pressão alta seja maior entre os idosos, pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver a doença. Principalmente quando levamos em conta que a obesidade e o excesso de peso são um dos maiores fatores de risco para a pressão alta. 

6. Fumar prejudica quem tem pressão alta

VERDADE. O fumo é capaz de aumentar o ritmo das batidas do coração e, consequentemente, a pressão arterial. Sendo assim, é capaz de desencadear ou piorar um quadro de hipertensão.

7. Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão alta

VERDADE. O famoso hibisco, muito consumido por quem quer perder peso e desinchar, é também um forte aliado no controlo da hipertensão. Tal deve-se sobretudo à sua ação diurética que faz com que o corpo elimine mais substâncias nocivas por meio da urina. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório