Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Do cancro à SIDA: Sete motivos por que acorda a transpirar

Acordar de madrugada a transpirar é extremamente desagradável, mas entenda que o fenómeno poderá ser sinal de que algo mais se passa para além de se tratar de um simples incómodo.

Do cancro à SIDA: Sete motivos por que acorda a transpirar

O clima quente ou o excesso de cobertores pode ser a resposta óbvia para muitos, porém certas condições de saúde podem contribuir para a sudorese noturna?

De acordo com os especialistas, e com a publicação Mega Curioso, o suor noturno pode ser provocado por diversos fatores, e deve estar atento a certos sinais e procurar ajuda o quanto antes se isso se tornar frequente.

Descubra 7 dos motivos que podem estar por trás da transpiração noturna:

1. Menopausa

Esta provavelmente é a causa mais conhecida para a sudorese noturna. Quando as mulheres estão a entrar nessa fase da vida, as ondas de calor são alguns dos primeiros sinais de que o período fértil está a terminar e que as hormonas estão desreguladas.

2. Medicação

Alguns medicamentos antidepressivos ou para distúrbios psiquiátricos podem aumentar a transpiração noturna.

3. Cancro

Os linfomas são cancros que atacam o sistema linfático, responsável por transportar glóbulos brancos para todas as partes do corpo. Um dos primeiros sintomas desse tipo de tumor é a sudorese noturna.

4. Infeções

Diversos tipos de infeções podem levar a intensos quadros de suor durante a noite: tuberculose, endocardite (nas válvulas do coração), osteomielite (nos ossos) e SIDA são algumas das mais comuns.

5. Ansiedade

Quem sofre de distúrbios de ansiedade já deve ter acordado encharcado a meio da noite. Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insónias.

6. Distúrbios do sono

A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações, como insónias ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abrutamente no meio da madrugada.

7. Hipoglicémia

A falta de açúcar no sangue também pode ser um dos fatores que desencadeiam a sudorese. Pacientes com diabetes por vezes apresentam esse sintoma, já que o período noturno é quando ficam mais tempo sem se medicar com insulina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório