Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sabe como calcular o período fértil? É fácil

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a conceção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias.

Sabe como calcular o período fértil? É fácil
Notícias ao Minuto

21:06 - 18/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

Desta forma, para saber quando é o seu período fértil deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, como explica a publicação Tua Saúde.

A ovulação acontecerá entre três dias antes e três dias depois dessa data – sendo esse o período fértil da mulher.

Como calcular o período fértil quando o ciclo é irregular

Calcular o período fértil quando o ciclo é irregular, não é uma prática completamente fiável para quem está a tentar engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

No entanto, uma forma de calcular o período fértil, apesar do ciclo ser irregular, consiste em anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o quarto e o 17º dias do ciclo.

Um método mais rigoroso de saber quando ocorre o período fértil nos casos de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar, consiste em recorrer a um teste de ovulação à venda em farmácias e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento de tom semelhante à clara do ovo.

Já para as mulheres que não desejam engravidar, este cálculo não é de todo um método 100% eficaz, por isso, é fundamental o uso de métodos contracetivos seguros, como o preservativo ou a pílula anticoncecional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório