Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiros sintomas de gravidez. Dez sinais de que está grávida

Acha que está grávida? Se teve uma relação sexual sem proteção, ligue o sinal de alerta...

Primeiros sintomas de gravidez. Dez sinais de que está grávida
Notícias ao Minuto

10:00 - 03/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de gravidez

Notícia boa ou má, alguns sintomas são clássicos quando a mulher está grávida. Tal ocorre a partir do momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, a partir daí, os seios ficarão inchados, a mulher pode começar a sentir enjoos, os bicos dos seios vão ganhar uma coloração mais escura e a sonolência começa a ser uma sensação constante. Conforme explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho em declarações à publicação GNT da Globo. 

Eis dez sinais de que pode estar de esperanças:

1. Atraso na menstruação

O atraso menstrual é o sintoma mais comum de gravidez. Aliás, para muitas mulheres, a desconfiança da gravidez só surge quando a menstruação não vem. Os sinais da gravidez geralmente aparecem após duas semanas do atraso na menstruação. Os sintomas costumam variar de mulher para mulher. 

2. Náusea e enjoo matinal

São comuns devido ao aumento da hormona Beta HCG , que estimula o centro do vómito e atinge o seu pico em torno das 10 semanas de gestação. Muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.

3. Inchaço das mamas e do corpo

Ter os seios inchados é outro sintoma que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Em algumas mulheres as mamas tornam-se mais doloridas ou inchadas ao toque. Já o edema no restante do corpo tende a ser mais evidente a partir do segundo trimestre de gestação.

4. Dor de cabeça

É mais um sintoma que não é regra: pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma ocorrer logo nas primeiras semanas.

5. Sonolência, cansaço e fadiga

Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. Tal dá-se devido ao aumento da hormona Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial, o que por sua vez também evidencia esses sintomas. .

6. Dor nas costas

Este pode ser um problema que acontece no início da gestação, porém, é comum ter dor nas costas ao longo de toda a gravidez. As dores são mais intensas principalmente no final da gestação devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.

7. Escurecimento das auréolas das mamas

Acontece por causa do aumento de células pigmentares na auréola devido a alterações hormonais. Esse escurecimento da pele dos mamilos é mais comum a partir do segundo trimestre de gestação.

8. Vontade constante de urinar

No início, ocorre pela ação das hormonas da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção. Posteriormente, mais próximo do final da gestação, a vontade frequente de urinar frequente ocorre por causa da compressão da bexiga pelo útero. 

9. Alterações no paladar e olfato

É o responsável por aqueles 'desejos de grávida'. Ocorre o que chamamos de perversão olfativa e gustativa devido ao aumento dessas mucosas por ação hormonal. É muito comum gostar de coisas que não gostava e não tolerar algo que antes adorava. 

10. Prisão de ventre

Ocorre devido à ação das hormonas da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com a redução desses movimentos, as fezes têm menor absorção de água passando a ficar mais endurecidas e dificultando a sua expulsão. São mais frequentes no segundo e terceiro trimestre de gestação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório