Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A Barbie está prestes a comemorar 60 anos! Saiba mais sobre este ícone

“Toda a minha filosofia acerca da Barbie era que através da boneca, uma rapariga pudesse ser tudo aquilo que quisesse. A Barbie sempre representou o facto de uma mulher ter escolhas” - Ruth Handler.

A Barbie está prestes a comemorar 60 anos! Saiba mais sobre este ícone
Notícias ao Minuto

15:30 - 21/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ícones

A icónica boneca - que já impactou várias gerações - comemora 60 anos no próximo dia 9 de março. 

Desde 1959, a Barbie tem inspirado as raparigas a serem o que quiserem. Desde princesa a presidente, astronauta a zoologista, não há uma barreira de plástico que a Barbie não tenha quebrado. Hoje, com mais de 200 profissões, continua a inspirar o potencial ilimitado em todas as raparigas. A Barbie representa uma visão mais ampla da sociedade para a próxima geração de raparigas, através da apresentação de profissões tipicamente pouco representadas por mulheres, destacando também modelos a seguir e heroínas.

Ao descobrir que a marca não estava em concordância com as mães da atual geração, a marca Barbie deu uma reviravolta e começou uma jornada para representar melhor a visão original da Ruth Handlers para a boneca. Começou em 2015 com a introdução de um pé raso - pela primeira vez, a Barbie não usa apenas saltos altos - e tons de pele adicionais, cores de cabelo e estruturas do rosto.

Mais tarde em 2015, a Barbie lançou a campanha 'Tu podes ser o que quiseres' um vídeo criativo que recriou a mensagem da marca Podes Ser Quem Quiseres para uma nova geração de mães e raparigas.

Meses mais tarde, no início de 2016 a Barbie revelou novas formas de corpo: altas, pequenas e com curvas, através da capa da revista Time intitulada: 'Agora podemos parar de falar sobre o meu corpo?', este foi um momento marcante para a marca, que gerou mais de 4 bilhões de impressões globalmente. Até à data e desde 2015, a marca Barbie conta com mais de 100 tons de pele diferentes, etnias, texturas de cabelo, cores de olhos e até mesmo formas de face.

Pesquisas evidenciam que o envolvimento de um pai na brincadeira imaginária da sua filha contribui para o seu desenvolvimento social, intelectual e emocional na vida real. Assim, a Barbie estabeleceu ligações com os pais através da campanha 'Pais Que brincam com Barbies' para permitir posteriormente uma articulação desta com a campanha de dar poder às raparigas.

Neste outono, a Barbie estará a destacar o 'Dream Gap', que é o período crítico entre as idades de cinco a sete anos, onde as raparigas começam a acreditar que são menos que os rapazes. Para combater isso, a Barbie está a lançar uma campanha dedicada à pesquisa para arranjar recursos para ajudar os pais sobre como ajudar as raparigas a ultrapassar este 'Dream Gap'.

Uma das maneiras de ajudar as raparigas a continuarem a acreditar que são brilhantes é através de modelos a seguir - mostrando-lhes mulheres de diversas origens e áreas que estão a quebrar barreiras. Desde 2015, a marca Barbie comprometeu-se a mostrar às raparigas inúmeras modelos ou heroínas, para as ajudar a imaginar no que se podem tornar no futuro.

Algumas das mulheres incríveis que a Barbie homenageou como parte integrante do programa heroínas, nos últimos anos, incluem a Boxer Olímpica inglesa Nicola Adams,  a esgrimista Olímpica americana Ibtihaj Muhammad, a Modelo e Ativista Ashley Graham, a primeira bailarina principal afro-americana no American Ballet Misty Copeland, e a Diretora do filme Selma, Ava DuVernay.

Este ano, esforçando-se para evidenciar histórias mais poderosas às raparigas, a Barbie lançou no seu site www.barbie.com/rolemodels e introduziu a linha de bonecas inspiradas na Amelia Earhart, Frida Kahlo e Katherine Johnson.

Diversidade, carreira e moda

É importante reforçar a diversidade que a Barbie oferece ao mostrar que as bonecas da Barbie continuam a evoluir.

A primeira boneca afro-americana introduzida na linha Barbie foi a Francie em 1967 (colecionadores normalmente referem-se a essa boneca como 'Black Francie'), seguida por Talking Christie em 1968 e Julia em 1970, inspirada na personagem popular de televisão de Diahann Carroll, Julia Baker.

No mesmo ano, o namorado de Christie, Brad, é apresentado como o primeiro boneco negro masculino na linha Barbie, seguido por mais personagens como Cara e Curtis em 1975. A Barbie Negra, a primeira boneca negra chamada Barbie, lançada em 1980, assim como as Bonecas do Mundo - bonecas Barbie de todo o mundo, representando mais de 45 nacionalidades, com diferentes tons de pele, cores de cabelo e características faciais, cada uma vestindo roupas autênticas, representando a história do seu país.

Desde os anos 80, a Mattel continua a integrar a variedade cultural na linha Barbie com os amigos da Barbie e personagens de ascendência asiática, hispânica, afro-americana e etnicamente ambígua. Mais de 100 bonecas foram introduzidas desde 2015 com tons de pele, esculturas de rosto, cores de cabelo, estilos e cores de olhos diferentes, comprometendo a Barbie a ser a boneca mais diversificada do mercado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório