Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Será que beber água a mais pode ser letal?

Todas as células e órgãos do corpo humano necessitam de água para funcionarem. Contudo, o consumo excessivo desse liquido pode levar à intoxicação por água – que nos casos mais extremos pode ser fatal.

O leitor perguntou: Será que beber água a mais pode ser letal?
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

De acordo com a publicação norte-americana Medical News Today, a intoxicação por água resulta da ingestão extrema dessa substância. O excesso de água dilui os níveis de sódio presentes no sangue e faz com que os fluídos se movam no interior das células, que por sua vez incham. Quando esse processo se dá nas células cerebrais, a pressão no interior do crânio aumenta perigosamente, e pode ser potencialmente fatal.

Sintomas

Os casos mais severos de intoxicação podem provocar:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vómitos;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Confusão;
  • Visão dupla;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Dores musculares;
  • Sonolência;
  • Incapacidade para identificar informação sensorial.

Mas quanta água é demais?

A hiperhidratação e a intoxicação por água acontecem quando bebemos uma quantidade superior de liquido à que os rins conseguem eliminar através da urina.

Porém, a quantidade de água ingerida não é o único fator a ter em conta. O espaço temporal no qual a consome também é determinante, ou seja, se o individuo beber muita água num curto período de tempo. Sendo o risco menor ao ingerir a mesma quantidade durante um espaço temporal mais longo.

Os sintomas de intoxicação podem começar a manifestar-se a partir da toma mínima, em pouco tempo, de três a quatro litros de água.

Os rins conseguem eliminar entre 20 a 28 litros de água por dia, mas não conseguem excretar mais de 0,8 a 1,0 litros por hora.

Como tal, e de modo a evitar sofrer de sintomas associados à hiperhidratação não deverá, em média, beber mais de 0,8 a 1,0 litros por hora.

E afinal, qual é a quantidade de água que se deve beber?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de cerca de oito copos de água por dia. Porém, essas indicações não são restritas já que é necessário considerar o peso dos indivíduos, a prática de atividades físicas e o clima.

A saber, os especialistas apontam que no dia a dia é extremamente raro ocorrer a ingestão de água até ao ponto de intoxicação. Segundo aquela publicação, as dezenas de mortes até ao momento atribuídas à intoxicação por água ocorreram entre soldados, atletas de alta competição e doentes esquizofrénicos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório