Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sim, os animais estão sujeitos às mesmas alergias que nós

A diferencia é que os cães e gatos não conseguem transmitir o que sentem, e por vezes os seres humanos não se apercebem do quão o pólen o está a afetar.

Sim, os animais estão sujeitos às mesmas alergias que nós
Notícias ao Minuto

07:00 - 21/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Alergias

As alergias surgem de corpos externos que nos afetam o sistema imunitário. Muitos são os que sentem os efeitos da chegada da primavera, por exemplo. O problema é cada vez maior e ainda é alvo de dúvidas por parte de especialistas e não só.

Para o tornar ainda mais complexo, importa atentar que também os animais podem ser alérgicos aos ácaros ou a certas comidas. Nestes casos, à dificuldade em achar a origem da alergia, acrescenta-se o problema de o animal não conseguir transmitir o que está a sentir.

Como explica a microbióloga Hanna Sinkko, se o nosso corpo contata com frequência com micróbios, está mais propício a reconhecer o perigo do que não o é. Já um organismo de pouco contato com tais micróbios, não reconhece a diferença entre agentes inofensivos e agressores, que afetam o organismo - e por isso não se protege quando necessário. O mesmo acontece com os cães.

Tal explicação leva a crer que são os cães mais ‘limpos’ e com menor contato a agentes externos que mais sofrem de alergias. Também a suscetibilidade varia de raça para raça, aponta o Popular Sciente que dá o exemplo dos Bulldogs franceses que por serem resultado de uma mutação genética são bastante mais sensíveis.

Quando aos agressores, são os mesmos e atuam no organismo de forma semelhante a nos humanos embora atinjam mais áreas do corpo, já que os cães se coçam e rolam no chão, por exemplo, o que pode resultar em infeções nos olhos e orelhas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório