Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

José Raposo lamenta morte de João Gilberto

O artista brasileiro morreu no passado dia 6 de julho.

José Raposo lamenta morte de João Gilberto
Notícias ao Minuto

15:50 - 10/07/19 por Notícias Ao Minuto

Fama José Raposo

A cultura brasileira ficou mais pobre no início deste mês de julho com a morte de João Gilberto. O artista morreu no passado dia 6, uma partida que foi lamentada por muitos através das redes sociais. 

Quase uma semana após a notícia, o ator José Raposo recorreu à sua conta do Instagram para homenagear o artista brasileiro. 

"O génio que nos faz passar para outra dimensão quando nos sussurra aos ouvidos ao som místico do seu violão, deixou-nos", escreveu na legenda de uma publicação feita na rede social, onde partilha logo de seguida as palavras de Francisco José Viegas.

Veja a publicação na íntegra:

Ver esta publicação no Instagram

JOÃO GILBERTO, o génio que nos faz passar para outra dimensão quando nos sussurra aos ouvidos ao som místico do seu violão, deixou-nos! E vale a pena lerem esta definição perfeita do seu génio por Francisco José Viegas: “É difícil falar de João Gilberto, que morreu anteontem (1931-2019) - mas é necessário porque a sua voz , o seu violão, a sua teimosia e as suas interpretações são o demónio mais fulgurante da música brasileira do séc. XX. Falo de interpretações porque cada canção é uma canção. Veja-se “Chega de Saudade”, letra de Vinicius, música de António Carlos Jobim (tal como a genial “Garota de Ipanema”) - é boa, muito boa. Mas foi João Gilberto que a transformou em batida, harmonia, harpejo e voz da música brasileira, muito para lá da bossa nova. Preciosista, João Gilberto? Não. Obcecado até ao pormenor, ao mínimo voo de insecto que pode prejudicar a sua melancolia. Voz mansinha, falada. Tom de sussurro. Na verdade, Gilberto é um monumento inesquecível e obstinado; foi graças a essa obstinação que tudo aquilo que criou, no mundo da música, do samba ao jazz (e volta), tem a marca de um génio que nada demovia. Na música brasileira não há talento tão influente como ele. Gilberto levou para as canções uma doçura especial. Estamos de luto por vários dias; depois, diremos: chega de saudade.” #joaogilberto #génio

Uma publicação partilhada por José Raposo (@joseraposoofficial) a 10 de Jul, 2019 às 7:05 PDT

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório