Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

DECO exige que Facebook assuma responsabilidades e pague compensações

A Associação quer saber se há utilizadores portugueses envolvidos no escândalo de dados. Em caso afirmativo, a DECO quer que os consumidores sejam compensados e dá duas semanas à rede social para cumprir as "suas responsabilidades".

DECO exige que Facebook assuma responsabilidades e pague compensações
Notícias ao Minuto

09:22 - 26/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia Consumidores

A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) juntou-se às suas homólogas da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil para pedir que a empresa Facebook assuma responsabilidades no caso do escândalo de dados. A consultora Cambridge Analytica está a ser acusada de ter usado indevidamente dados de 50 milhões de utilizadores da rede social para propaganda.

Agora, a DECO exige “informações claras sobre se o que aconteceu com a Cambridge Analytica também envolve os perfis dos utilizadores portugueses”. Em caso afirmativo, a DECO quer saber que medidas vai tomar e como vai compensar os consumidores.

“No caso destas solicitações não serem cumpridas no prazo de 15 dias, tomaremos medidas adicionais para proteger os direitos e interesses dos consumidores”, salienta.

A Associação considera que a Facebook “nada fez para proteger os utilizadores”, o que leva a crer que a rede social “voltou a permitir uma utilização e partilha indevidas dos dados dos utilizadores em larga escala, sem avisar”, aponta.

“O mesmo já tinha acontecido em 2016, quando o Facebook comprou o WhatsApp e recolheu os dados pessoais de todos os utilizadores sem consentimento”, revela a DECO numa nota, acrescentando: “Na nossa opinião, este comportamento repetido demonstra que o Facebook não reconhece e não respeita o papel central e importante dos consumidores na economia de dados”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório