Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Costa e "a fatura pesada que temos de pagar"

O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal está a pagar "uma fatura pesada" por ter adiado a resolução dos problemas do setor financeiro e considerou que ultrapassar esta questão é essencial para o financiamento da economia.

Costa e "a fatura pesada que temos de pagar"
Notícias ao Minuto

11:45 - 23/03/17 por Lusa

Economia Setor

António Costa assumiu esta posição na sessão de abertura da Convenção Nacional dos Serviços, na Fundação do Oriente, em Lisboa, após uma intervenção do presidente da Confederação do Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, em que falou sobre a falta de capitais sentidos pela generalidade das empresas portuguesas.

Tal como em outras recentes intervenções, também desta vez o primeiro-ministro voltou a criticar indiretamente o anterior executivo de Pedro Passos Coelho por, ao contrário de Espanha, ter adiado para depois da 'saída limpa da troika', de maio de 2014, a resolução das questões do setor da banca.

"Felizmente, hoje, estamos francamente melhor do que há um ano - e daqui a um mês estaremos melhor do que no presente. Significa isto que o adiamento da solução deste problema é uma fatura pesada que temos de pagar, mas que é absolutamente essencial para podermos ter melhores condições para o financiamento da economia", declarou o primeiro-ministro.

Neste capítulo, no entanto, António Costa também defendeu que a economia empresarial "não pode assentar só no financiamento bancário.

"Por isso, são indispensáveis os mecanismos alternativos de financiamento das empresas, sobretudo das pequenas e médias. São também necessários mecanismos de reforço dos capitais próprios das empresas", afirmou ainda, aqui numa alusão ao programa Capitalizar, que está a ser lançado pelo atual executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório