Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fundo de Resolução vai ter novas regras de financiamento

O instrumento de auxílio à banca nacional vai passar a reger-se por novos critérios. Com o apoio de Bruxelas, o Ministério das Finanças divulgou em comunicado as novas regras.

Fundo de Resolução vai ter novas regras de financiamento
Notícias ao Minuto

16:49 - 28/09/16 por Bruno Mourão

Economia Banca

Vêm aí mudanças para o Fundo de Resolução da banca portuguesa. Reduzir a incerteza e aumentar a estabilidade financeira são os objetivos do Governo português, que anunciou esta tarde a alteração das condições de financiamento do instrumento que pretende evitar as situações difíceis nas instituições financeiras nacionais.

Em comunicado oficial enviado à redação do Economia ao Minuto, o Ministério das Finanças revela que "acordou com o Fundo de Resolução as bases de uma revisão das condições dos empréstimos do Estado" que "conta com o acordo da Comissão Europeia e permitirá reduzir a incerteza face às responsabilidades anuais dos bancos no futuro, independentemente das contingências que venham a recair sobre o Fundo de Resolução".

"As bases do acordo com o Fundo de Resolução asseguram uma extensão da maturidade dos empréstimos do Estado ao Fundo de Resolução, para que o pagamento anual por parte dos bancos seja satisfeito pelas receitas da contribuição ordinária e da contribuição sobre o sector bancário, mantendo-se o esforço de contribuição dos bancos ao nível atual."

"Desta forma, não será necessário o recurso a contribuições extraordinárias para o financiamento do Fundo de Resolução", garante o Ministério liderado por Mário Centeno.

Os empréstimos públicos terão juros anexados "a uma taxa da dívida da República Portuguesa, periodicamente atualizada de forma compatível com o indexante a considerar", e que "deve refletir a evolução do custo de financiamento da República Portuguesa e manter as condições de solvabilidade do Fundo de Resolução".

"No âmbito do contrato com o Fundo de Resolução, e de acordo com as bases já estabelecidas, quaisquer aumentos ou reduções de responsabilidades decorrentes da materialização de contingências futuras, determinarão o ajustamento da maturidade dos empréstimos do Estado e dos bancos ao Fundo de Resolução, mantendo-se o esforço contributivo exigido ao setor bancário nos níveis atuais", concluem as Finanças.

[Notícia atualizada às 17h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório