Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Será que o Japão escapa à maldição económica dos Jogos Olímpicos?

O desafio de tornar os Jogos num sucesso financeiro tem dificultado a vida de muitos países ao longo de várias décadas. Apesar de ainda faltarem quatro anos para o início do evento em Tóquio, as questões já se multiplicam.

Será que o Japão escapa à maldição económica dos Jogos Olímpicos?
Notícias ao Minuto

09:20 - 24/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Tóquio

É uma das discussões mais relevantes da era moderna do desporto, e do futebol às restantes modalidades é quase impossível responder à pergunta: será que os países organizadores têm alguma coisa a ganhar economicamente com a organização de grandes competições internacionais? 

Os defensores do impacto positivo citam um alegado efeito positivo nas trocas económicas, impulsionadas pelos turistas que viajam para assistir às competições, enquanto a maior parte dos economistas garante que as consequências positivas são pouco visíveis a curto, médio e longo prazo. 

No Brasil, a polémica juntou-se a outros problemas sociais e acabou por levar à destituição de Dilma Rouseff e no Japão, os primeiros sinais não são animadores. Os deslizes orçamentais levaram à alteração profunda dos planos para o novo Estádio Olímpico, que chegou a estar avaliado em cerca de 2,2 mil milhões de euros e dois dos governadores de Tóquio acabaram por demitir-se em resposta às acusações de suborno para trazer os Jogos para a cidade. 

Dois economistas norte-americanos publicaram recentemente um estudo que garante que "os efeitos económicos reais são quase sempre perto de nulos ou apenas uma pequena parte dos previstos antes dos eventos" e esclarecem que "tendo em conta os custos associados com a construção de locais especializados e as operações do evento, incluindo segurança, é muito difícil que as receitas geradas diretamente pelos Jogos Olímpicos ou pelo turismo adjacente cubram o custo de organização". 

Certo é que, uma época de fraco crescimento económico e de dificuldades comerciais, a organização dos Jogos Olímpicos poderá ser um rude golpe na recuperação de uma das economias mais importantes da Ásia e arrisca afetar a região durante a próxima década.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório