Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Instabilidade do Brexit trava recuperação do mercado do petróleo

O mercado mundial do petróleo deverá começar a reequilibrar a oferta e a procura na segunda metade do ano, mas o processo será lento devido à instabilidade económica causada pelo 'Brexit', indicou hoje a Agência Internacional da Energia (AIE).

Instabilidade do Brexit trava recuperação do mercado do petróleo
Notícias ao Minuto

11:57 - 11/08/16 por Lusa

Economia AIE

De acordo com o relatório mensal da organização, esta evolução será lenta, uma vez que a produção continuará a aumentar e o consumo a abrandar devido à situação económica atual, penalizada pela saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') na sequência do referendo, em junho último.

No documento hoje conhecido, a AIE prevê uma queda das reservas petrolíferas mundiais nos próximos meses, o que contribuirá para reduzir o desequilíbrio persistente desde 2014, altura em que teve início o aumento da produção quer dentro, quer fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Esse excedente levou a que, segundo a AIE, o petróleo tenha passado dos 115 dólares por barril em 2014 para os 27 dólares de janeiro último, quanto atingiu mínimos, antes de situar-se nos 50 dólares na primavera.

A organização foi moderada nas suas previsões relativas à procura de petróleo no próximo ano, devido às perspetivas macroeconómicas que poderão ser afetadas pelo 'Brexit' e reviu as previsões de crescimento da procura de 1,2 milhões de barris diários, para 97,5 milhões de barris em 2017.

Para este ano, a AIE mantém as suas previsões de crescimento da procura de 1,4 milhões de barris diários, para os 96,3 milhões.

Quanto à produção, a organização assinalou que em um ano houve uma descida de 215.000 barris diários, uma vez que o aumento da produção nos países da OPEP não compensou a redução da produção dos outros países.

A Arábia Saudita extraiu em julho um recorde de 10,62 milhões de barris por dia, o que situou a produção do cartel nos 33,39 milhões de barris, o valor mais alto registado em oito anos.

Num ano, a produção nos países que não pertencem à OPEP caiu em 1,1 milhões de barris por dia.

Este ano, e segundo a AIE, a produção deverá cair em cerca de 900.000 barris diários, para os 56,6 milhões, antes da recuperação esperada em 2017, com um aumento estimado de 300.000 barris diários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório