Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dívida portuguesa aliviada a dois e cinco anos, mas sobe a 10 e 20

Os prazos mais curtos estão a sentir mais facilidades, mas nem tudo são rosas nos mercados. Investidores pressionam títulos nacionais mostrando desconfiança a longo prazo.

Dívida portuguesa aliviada a dois e cinco anos, mas sobe a 10 e 20
Notícias ao Minuto

09:34 - 08/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Mercado

A ajuda constante do BCE ao sistema financeiro da zona euro e a crescente instabilidade no Reino Unido após o voto do Brexit criou um contexto favorável para a dívida dos países periféricos, principalmente nos títulos de curto prazo. 

As variações em agosto têm sido grandes, mas a tendência levou a um ligeiro alívio dos custos de financiamento implícito das Obrigações do Tesouro, principalmente nas maturidades mais curtas. 

A seis meses, os Bilhetes do Tesouro estão a cair mais de 16%, uma variação impressionante mas comum no título mais volátil da dívida nacional; de dois a 7 anos, as quedas nos juros também são uma realidade, apesar de nenhuma destas Obrigações do Tesouro perder mais de 1% da taxa registada no final de sexta-feira. 

Os títulos a oito anos são os primeiros a registar um ligeiro agravamento dos custos, que se estende até aos títulos a 20 anos. Destaque para a subida de 0,14% nas Obrigações do Tesouro a 10 anos, os mais utilizados para medir a confiança de longo prazo dos investidores do mercado secundário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório