Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Amazon da China' vendeu mais do dobro do PIB português em 2015

O vice-presidente executivo do gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba, Joseph Tsai, anunciou hoje que o grupo movimentou, em 2015, três biliões de yuan (410.000 milhões de euros) em vendas através dos seus portais de comércio 'online'.

'Amazon da China' vendeu mais do dobro do PIB português em 2015
Notícias ao Minuto

10:29 - 21/03/16 por Lusa

Economia Negócio

"Se estas plataformas fossem uma província, seriamos a sexta maior economia regional da China", afirmou Tsai, durante o anúncio, citado pela agência EFE.

O número, que resulta da soma das vendas dos 'sites' de comércio 'online' Taobao e TMall, é três vezes superior ao atingido em 2012.

"Naquela altura, parecia que triplicar o nosso volume bruto de bens vendidos levaria tempo. Agora, pouco mais de três anos depois, aqui estamos" assinalou Tsai.

O executivo assegurou ainda que este resultado reflete a transição para o novo modelo económico preconizado pela liderança chinesa, que visa maior preponderância do consumo interno e do setor dos serviços, em detrimento das exportações.

"No coração desta nova económica está o Alibaba", realçou.

"Temos assistido à criação de milhões de novos postos de trabalho em toda a China, dezenas de milhões de PME [Pequenas e Médias Empresas] que se esforçam para chegar a novos mercados e clientes graças à internet", explicou.

O número de chineses ligados à rede aumentou para quase 700 milhões no ano passado (mais de o dobro de há apenas cinco anos), 90 por cento dos quais acedem ao ciberespaço através de 'smartphones'.

Aquela cifra representa mais de metade da população total da China (1.374 milhões), país onde vive cerca de 18% da humanidade.

Entre abril e dezembro de 2015, o Alibaba, cujo fundador Jack Ma é o segundo homem mais rico da China, registou lucros líquidos de 66.095 milhões de yuan (9.206 milhões de euros), um aumento de 209,3% face ao mesmo período do ano anterior.

Só no Dia dos Solteiros, celebrado na China a 11 de novembro pelos quatro 'um' que combinam nesta data (11/11) - uma alusão à figura de solteiro - o gigante do comércio eletrónico registou 91.200 milhões de yuan (12.681 milhões de euros) em vendas.

Pelas contas do ministério do Comércio da China, em 2015, as compras 'online' no país excederam os 563.000 milhões de euros - mais do dobro do Produto Interno Bruto português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório