Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Espanha poderá integrar a "vanguarda" da zona euro

François Hollande propõe a formação de um governo da zona euro no qual só têm lugar alguns países que partilham a moeda única.

Espanha poderá integrar a "vanguarda" da zona euro
Notícias ao Minuto

17:40 - 27/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Hollande

O El País dá conta, esta segunda-feira, de que a Espanha poderá vir a integrar a “vanguarda” da zona euro, possibilidade levantada por François Hollande como solução para resolver a crise da moeda única.

Até ao mês de setembro, espera-se que Paris apresente as propostas daquilo que considera ser a formação de um governo na zona euro com um orçamento e um parlamento comuns. Nesse governo deverão entrar, segundo disse o presidente francês, os países fundadores da antiga Comunidade Económica Europeia: França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.

Ao El País, o assessor do ministério francês da Economia contou que “os trabalhos já começaram”, com negociações a decorrerem com os diversos países envolvidos.

Mas Clement Beaune, o ministro da Economia em França já conversou com os seus homólogos italiano e espanhol, ainda que a Espanha não esteja entre os seis países fundadores da CEE.

As conversações terão ocorrido a 10 de julho, em Madrid, com o ministro da economia espanhol, Luis de Guindos, e o ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria.

O presidente francês prepara-se para propor uma convergência fiscal e um salário mínimo para os países que integrarão o novo Executivo europeu, além da criação de um Fundo Monetário Europeu para “intervenção rápida e de solidariedade” nos países da zona euro e uma união bancária reforçada nos países que compõe a “vanguarda”.

Para tal, será necessário “mudar os tratados”, como assumiu Clement Beaune.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório