Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Sairíamos todos perdedores se fechássemos as nossas economias"

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou este sábado à abertura económica, durante a Cimeira União Europeia/América Latina e Caraíbas (UE/CELAC) que decorre em Santiago do Chile, defendendo que, a longo prazo, todos saem prejudicados pelo proteccionismo.

"Sairíamos todos perdedores se fechássemos as nossas economias"
Notícias ao Minuto

22:25 - 26/01/13 por Lusa

Economia Barroso

"O tema central desta cimeira, o investimento, é de uma extrema relevância. No entanto, abertura e segurança jurídica são condições essenciais para investimentos de qualidade", afirmou o presidente da Comissão Europeia.

Perante dezenas de altos representantes europeus, latino-americanos e caribenhos, Durão Barroso sustentou que "a existência de quadros regulamentares transparentes e estáveis, que respeitem as normas internacionais, incluindo as normas da Organização Mundial do Comércio", é fundamental para a atracção de investimentos de qualidade.

"Economias abertas, que permitam mais comércio e mais investimentos, são um importante factor de crescimento e de desenvolvimento económico e social. A verdade é que, no longo prazo, sairíamos todos perdedores se fechássemos as nossas economias. E tal seria errado, não apenas economicamente, mas também estaria em contradição politicamente com o espírito da nossa parceria", acrescentou.

Num discurso em que falou em castelhano e em português, Durão Barroso assinalou que "a União Europeia [UE], apesar de todos os desafios que enfrentou, se mantém como a principal fonte de investimento" na América Latina, "com mais de 40% do total do investimento directo estrangeiro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório