Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Mecanismo Europeu de Estabilidade confia no BCE

O presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, mostrou-se hoje preocupado com a baixa inflação na zona euro, mas confiante nas ações do Banco Central Europeu (BCE) para a combater.

Mecanismo Europeu de Estabilidade confia no BCE
Notícias ao Minuto

13:28 - 12/01/15 por Lusa

Economia Klaus Regling

"Acho que não estamos num período de deflação, estamos num período de baixa inflação", afirmou Klaus Regling, numa conferência organizada pelo Diário Económico que decorreu esta manhã em Lisboa, salientando que a deflação, que definiu como uma espiral de queda de preços por um período prolongado, não se vê "em nenhum lado da Europa".

Ainda assim, o presidente do MEE admitiu estar "preocupado com a baixa inflação", mas "confiante de que o BCE vai acertar" nas medidas para a combater.

"O BCE fez várias coisas durante a crise para defender a união monetária", afirmou, destacando o "papel na manutenção da estabilidade monetária" de programas como o de compra de obrigações (SMP - Securities Markets Programme), ou de compra de dívida pública, os chamados OMT (Outright Monetary Transactions).

No entanto, Klaus Regling considerou ainda que a instituição liderada por Mario Draghi "não pode desempenhar o papel de credor de último recurso para os membros da zona euro" e recordou que apenas com o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e com o MEE é que esse "vazio institucional foi preenchido".

A baixa inflação da zona euro tem dominado as preocupações quanto à evolução da economia e pode vir a determinar uma ação em maior escala do BCE, como o programa de compra de dívida pública, que tem como principal objetivo atingir, a médio prazo, uma taxa de inflação próxima, mas abaixo de 2%.

Na semana passada, o Eurostat divulgou que taxa de inflação homóloga da zona euro baixou para valores negativos em dezembro pela primeira vez desde outubro de 2009, fixando-se nos -0,2%. Se esta queda dos preços se prolongar, a zona euro pode entrar num período de deflação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório