Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Larga maioria dos municípios com dívidas trocou de 'mãos'

A grande maioria das Câmaras que em finais do ano passado preenchia os requisitos para aceder ao Fundo de Apoio Municipal mudou de presidente, escreve o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A justificar este facto poderá estar não só a penalização eleitoral pela forma como os destinos dos municípios foram geridos mas também a lei da limitação de mandatos.

Larga maioria dos municípios com dívidas trocou de 'mãos'
Notícias ao Minuto

08:10 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia FAM

No final de 2013 havia 26 câmaras municipais espalhadas pelo país que estavam em condições de requerer o auxílio do Fundo de Apoio Municipal. Segundo escreve o Negócios, 21 destes municípios mudaram entretanto de mãos, tendo ao seu comando um novo presidente. Estas autarquias tinham, pelo menos, dívidas equivalentes a 225% das receitas geradas, pelo que eram consideradas como estando altamente endividadas.

Sobre este ponto, explica o Negócios, esta mudança ficou na sua maioria a dever-se a uma penalização nas urnas dos cidadãos à gestão levada a cabo pelos autarcas, dado que em apenas três casos, Portimão, Cartaxo e Fundão, esta mudança de chefia municipal pode ser explicada pela aplicação da lei de limitação de mandatos.

Nesta contabilidade, pode assim concluir-se que apenas cinco câmaras não mudaram o seu presidente. Neste ‘movimento’, o mais comum foi a liderança camarária mudar de um autarca do PSD para um do PS, algo que aconteceu em nove casos.

O Fundo de Apoio Municipal, segundo dados do Governo, deverá abranger 19 autarquias, obrigadas a pedir este apoio, isto apesar de o FAM apenas entrar em funcionamento no início de 2015, estando agora apenas disponível um apoio de emergência para acudir às necessidades mais prementes dos municípios mais endividados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório