Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Wall Street fecha em baixa antes da conferência de bancos centrais

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, um dia depois da euforia com os resultados da gigante dos processadores Nvidia e na véspera da intervenção do líder da Reserva Federal (Fed) norte-americana no encontro de responsáveis de bancos centrais.

Wall Street fecha em baixa antes da conferência de bancos centrais
Notícias ao Minuto

22:11 - 24/08/23 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 1,08% e o alargado S&P500 perdeu 1,35%.

O tecnológico Nasdaq foi o que mais caiu, ao recuar 1,87% depois de três dias consecutivos de ganhos.

A bolsa nova-iorquina começou o dia no 'verde' mas acabou por fechar em baixa, com os investidores a apostarem nas vendas, sobretudo no setor tecnológico.

Destacaram-se as quedas de gigantes como Netflix (-4,82%), Tesla (-2,88%), Amazon (-2,72%), Apple (-2,62%), Meta (-2,55%), Microsoft (-2,15%) ou Alphabet (- 2,09%).

A fabricante de processadores Nvidia, que divulgou resultados trimestrais acima das expetativas na quarta-feira, impulsionados pelos desenvolvimentos em inteligência artificial, subiu apenas 0,1% na sessão.

"O mercado caiu quando a euforia em torno da Nvidia evaporou", sublinhou Peter Cardillo da Spartan Capital.

O mercado aguarda a conferência anual de bancos centrais em Jackson Hole (Wyoming), que começou hoje, e onde esta sexta-feira intervirá o presidente da Fed, Jerome Powell.

"Acredito que os investidores se estão a posicionar para o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, na sexta-feira" na reunião dos banqueiros centrais em Jackson Hole, Wyoming, referiu Cardillo.

"Na minha opinião, haverá um pouco para todos, para os falcões e para as pombas", frisou o analista, utilizando a linguagem dos especialistas que evocam por um lado os defensores de uma política monetária rigorosa (com taxas elevadas para combater a inflação) e por outro, os que são a favor de mais flexibilidade para preservar o emprego.

Para Karl Haeling, do LBBW, até agora o mercado esperava que Powell defendesse "taxas mais altas durante mais tempo".

"Mas desde então, maiores dúvidas económicas" -- especialmente depois de resultados mistos dos retalhistas -- "podem sugerir uma mensagem de política monetária mais equilibrada que possa encorajar compras" no mercado de ações, analisou o especialista.

Todos os setores fecharam no vermelho, liderados por tecnologia (-2,15%), comunicações (-2,04%), bens não essenciais (-2,01%) e industriais (-1,22%).

Entre as 30 empresas listadas na Dow Jones, as maiores perdas foram para Boeing (-4,93%), Walgreens (-4,60%), Intel (-4,09%) e Disney (-3,91%).

Quanto aos indicadores, surgiu um novo sinal da resiliência do mercado de trabalho nos Estados Unidos, com os novos pedidos semanais de subsídio de desemprego a caírem 10.000 para 230.000, um valor inferior às expetativas dos analistas.

Leia Também: Bolsa de Lisboa encerra em alta e Corticeira Amorim lidera subidas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório