Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Confiança dos consumidores diminui em fevereiro. E o clima económico?

Indicador de confiança dos consumidores diminuiu, após ter aumentado nos dois meses anteriores, de forma menos intensa em janeiro.

Confiança dos consumidores diminui em fevereiro. E o clima económico?
Notícias ao Minuto

09:37 - 25/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Em fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, após ter aumentado nos dois meses anteriores, de forma menos intensa em janeiro, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A evolução do último mês resultou sobretudo do contributo negativo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, tendo as perspetivas relativas à evolução futura da realização de compras importantes também contribuído negativamente", adianta o INE.

Por outro lado, "as opiniões relativas à evolução passada da situação financeira do agregado familiar apresentaram um contributo nulo para a evolução do indicador, enquanto as expectativas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar contribuíram positivamente".

O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país diminuiu em fevereiro após os aumentos registados nos dois meses anteriores, de forma significativa em dezembro.

Já o indicador de clima económico intensificou em fevereiro a redução observada no mês anterior, "recuando para um nível próximo do verificado em julho de 2020", de acordo com a agência de estatísticas.

Em fevereiro, verificaram-se diminuições acentuadas nos indicadores de confiança do comércio e, em particular, dos serviços, enquanto na construção e obras públicas o indicador diminuiu ligeiramente.

Em sentido oposto, o indicador de confiança da indústria transformadora aumentou no último mês.

Leia Também: BBC: Pandemia ajudou a restaurar confiança nos media tradicionais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório