Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

FMI dialoga com Governo venezuelano para ter dados económicos oficiais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que está a dialogar com o Governo do Presidente Nicolás Maduro para ter acesso aos dados económicos oficiais sobre a Venezuela, inexistentes desde 2004.

FMI dialoga com Governo venezuelano para ter dados económicos oficiais
Notícias ao Minuto

22:40 - 15/11/18 por Lusa

Economia Gerry Rice

"Tem havido debates com as autoridades da Venezuela sobre este tema. Esses contatos têm ocorrido nos últimos dias (...) temos esperança de que isso nos levará a uma conclusão positiva", disse o porta-voz do FMI.

Durante uma conferência de imprensa em Washington, Gerry Rice, frisou ainda que está prevista, "para as próximas semanas", uma reunião da direção do FMI para analisar a questão da falta de dados oficiais sobre a economia venezuelana, mas sem precisar a data em que terá lugar.

A Venezuela é membro do FMI desde 1946, no entanto, desde 2004 que não permite visitas técnicas daquele organismo para verificação dos relatórios e contas.

No passado dia 2 de maio o FMI emitiu uma declaração de censura às autoridades venezuelanas, por não fornecer informação económica, nem aplicar medidas corretivas à economia.

O FMI publicou, no passado mês de outubro, as projeções sobre a economia da Venezuela, que, por quinto ano consecutivo, registou uma queda, e prevendo uma contração de 18% do PIB em 2018 e de 5% em 2019.

A contração do PIB, segundo o FMI, estaria influenciada pela queda da produção de petróleo e a instabilidade política e social no país.

Segundo o FMI a Venezuela registará uma hiperinflação de 1.350.000% (um milhão e trezentos e cinquenta por cento) em 2018 e de 10.000.000% (dez milhões por cento) em 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório