Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crescimento económico abranda na zona euro em julho

O crescimento económico na zona euro abrandou em julho, após a uma ligeira subida em junho, influenciado pela queda das expectativas sobre a evolução do comércio internacional, segundo o índice compósito dos gestores de compras (PMI) hoje divulgado.

Crescimento económico abranda na zona euro em julho
Notícias ao Minuto

14:00 - 24/07/18 por Lusa

Economia Markit

Este indicador fixou-se nos 54,3 pontos em julho, abaixo dos 54,9 pontos do mês anterior, o que correspondeu ao segundo valor mais baixo desde novembro de 2016, refere o relatório da IHS Markit.

O economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson, considerou que a desaceleração foi "uma deceção, confirmando as suspeitas de que a recuperação de junho foi temporária", especialmente porque as empresas de alguns países compensaram o número de feriados que em maio foi excecionalmente elevado.

Segundo Chris Williamson, as preocupações sobre uma guerra comercial "intensificaram-se nitidamente" no mês de julho, pelo que este receio está a ter consequências no crescimento das exportações, afetando negativamente a indústria.

Em sentido contrário observa-se uma melhoria das condições internas em diversos Estados-membros da zona euro, que está a sustentar o setor dos serviços, apesar de, mesmo assim, haver um abrandamento do indicador da atividade comercial deste setor (54,4 em julho, contra 55,2 em junho), para mínimos de há um ano e meio.

Mas, segundo o economista-chefe, "a grande questão" que se põe é a de saber se o aumento da procura interna será capaz de compensar o impacto negativo que uma escalada da guerra comercial poderá ter nas exportações.

"Para já, a saúde da procura interna parece encorajadoramente robusta, mas qualquer pressão ao nível dos riscos comerciais noutros setores será uma questão-chave num cenário já de si nubloso", salientou o economista.

No caso da Alemanha observou-se uma aceleração do crescimento económico, enquanto que em relação à França verificou-se uma desaceleração e nos restantes países o desempenho económico foi o mais fraco dos últimos 21 meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório