Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"O vídeo-árbitro é uma ferramenta que ajuda os árbitros"

Técnico do Sporting fez a antevisão da visita ao terreno do Rio Ave.

"O vídeo-árbitro é uma ferramenta que ajuda os árbitros"

Jorge Jesus esteve, esta quinta-feira, em conferência de imprensa onde fez a antevisão da visita do Sporting ao terreno do Rio Ave, numa partida referente à 10.ª jornada da I Liga. 

Confira tudo o que foi dito pelo técnico leonino. 

Visita a Vila do Conde: "É um campo que normalmente é difícil. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar. Mas o Sporting tem de fazer o trabalho dele que é puxar pelos galões e pelas suas mais valias. Andamos sempre à procura da vitória. Vamos ter um jogo difícil, mas esperamos ultrapassar as dificuldades."

Futuro: "O que importa é não fugir do foco do nosso jogo e do Sporting. Mas respondendo à sua pergunta... Eu vivo todos os dias de maneira intensa e não sei qual é o dia que eu decida parar em relação à minha paixão. Não sei qual é o dia nem o ano... Não ponho isso como objetivo de anos. É um objetivo da paixão. E claro, como é óbvio, ter muita saúde para treinar durante muitos anos, que é aquilo que eu acredito que vai acontecer"

Sondagem do AC Milan?: "É um pouco a resposta que dei anteriormente. Vamos focar naquilo que é o Sporting. Não é interessante estar a falar em coisas além do Sporting. O que eu quero é ter a minha equipa concentrada e focada nas dificuldades que vamos ter contra o Rio Ave e que passado quatro dias temos na Champions. Esse é que é o foco. Tudo o resto, da carreira de um treinador, seja ele quem for, faz-se dia-a-dia, as coisas têm que surgir normalmente. É isso que tenho feito toda a minha carreira e é isso que vou continuar a fazer, independentemente de existirem ruídos para sair, para entrar... Não vou por aí. O meu grande objectivo, ao longo destes anos, é tentar que o Sporting seja campeão."

Vídeo-árbitro: "O que eu acho e estou de acordo a 100% é que o vídeo-árbitro é uma ferramenta que ajuda os árbitros. Veio transmitir uma verdade desportiva melhor porque naqueles momentos da dúvida, o árbitro tem uma ferramenta que o pode ajudar. Depois se a utiliza bem ou mal... é outra questão! Agora, o que é importante é que as decisões em relação ao vídeo-árbitro são sempre [feitas por] pessoas, portanto as pessoas também podem errar, como é normal. Agora, não queiram retirar a credibilidade do que é o vídeo-árbitro. Felizmente, nós portugueses, foi um dos pioneiros. Não tenho dúvida nenhuma que isto vai abrir caminho para os restantes campeonatos pelo mundo. É muito melhor, em termos de transparência desportiva, a equipa de arbitragem ter esta ferramenta. E também uma forma de os responsabilizar mais. Porque tens mais que uma hipótese para corrigir ou manter a tua decisão. Portanto o vídeo-árbitro veio para ficar."

Podence: "Em cada jogo há estratégias diferentes... Quando estamos a falar em estratégia, não podemos falar abertamente sobre aquilo que vais fazer. É verdade que o Daniel jogou muito bem no jogo com o Chaves e portanto garantiu, principalmente, a opção que eu lhe dei para me transmitir que está aqui e que é mais um jogador para acrescentar à qualidade do plantel. Cada jogo tem a sua história e essa história chama-se estratégia de jogo. Se o Daniel vai jogar de início ou não, não lhe posso dizer." 

Alan Ruiz: "O Alan Ruiz tem perdido espaço, mas o Alan Ruiz está lesionado vai para a quarta semana. Tem estado lesionado. Lesionou-se no fim do campeonato, em Braga, e foi uma lesão grave. Teve três meses praticamente sem competir e agora teve mais esta lesão. Não é a mesma coisa, é uma lesão muscular. Agora o Alan Ruiz é um jogador no qual acredito muito. Acredito tanto nele hoje como no primeiro dia em que o vi jogar e pedi à SAD que o contratasse. Mas como é óbvio não vou responder ao pai de nenhum jogar, nem ao pai do Alan Ruiz nem ao pai de ninguém. O que eu posso dizer é que todos os jogadores que trabalham comigo, até hoje, nunca nenhum me disse assim: 'Eu vou trabalhar consigo mas no meu contrato tem de estar a dizer que tenho de jogar'... Nunca tive, no primeiro dia que em que um me propunha essa cláusula, digo 'Xau, procura outro clube'. "

Jorge Sousa: "Quando era treinador do Sp. Braga tive uma opinião sobre o Jorge Sousa. Achava que ele iria ser um grande árbtiro, e tem estado a confirmar isso. Agora é natural que em alguns jogos não tenha estado tão bem... Não deixa de ser um grande árbitro e eu não deixo de acreditar nele porque é um dos bons árbitros portugueses. O que nós queremos é que os bons árbitros portugueses estejam sempre a arbitrar." 

Rio Ave desfalcado: "Eu não conheço assim tão ao pormenor o plantel do Rio Ave. Conheço bem o Rio Ave, mas o que o plantel assim não tão bem. Não sei qual a diferença que pode haver em relação aos jogadores que não jogam [Marcão, Bruno Telles e Francisco Geraldes]. Mas isso é problema do treinador do Rio Ave, não meu. A minha prioridade é explorar todas as dificuldades que o Rio Ave possa ter."

Greve dos árbitros na Taça da Liga: "É uma medida política em termos desportivos. São eles que sabem as suas razões. Não sei se é o timing certo... Não tenho o conhecimento para expressar uma opinião concreta. O que é importante é que tomem decisões para que o futebol seja beneficiado."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório