Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Carreira de Paulo Futre esteve na mãos de Mário Soares

Antigo Presidente da República abriu uma exceção ao ex-internacional português.

Carreira de Paulo Futre esteve na mãos de Mário Soares
Notícias ao Minuto

07:38 - 08/01/17 por Ruben Valente

Desporto História

Sem ser uma pessoa ligada ao desporto, pode dizer-se que Mário Soares fez a diferença, pelo menos na carreira de Paulo Futre. E o antigo jogador que o diga…

Em declarações reproduzidas pelo jornal Record, o ex-internacional português recordou como o antigo Presidente da República foi essencial na sua carreira e um “herói” para si. 

"Como político, pode-se ou não gostar dele e concordar ou não com o que fez. A nível pessoal, para mim, foi muito importante. Em 1987, quando fui do FC Porto para o Atlético de Madrid, fui chamado para me apresentar na tropa a 1 de setembro. Na altura, o serviço militar obrigatório era 16 meses, pelo que foi um grande escândalo em Espanha, pois tinha sido a segunda contratação mais cara da história do futebol, depois do Maradona, e não poderia jogar pelo Atlético", recordou Futre.

“Se não comparecesse, seria considerado refratário e ficaria impedido de entrar em Portugal durante cinco anos, ou seria preso", acrescentou o antigo futebolista.

Depois, os advogados de Paulo Futre tiveram de tentar resolver este assunto, mas até foi o próprio a resolver a questão com Mário Soares, Presidente da República na altura.

A boa notícia que mudou a vida de Futre

"Expliquei-lhe que era importante para o país que eu singrasse em Espanha, porque na altura não havia mais nenhum português a jogar no estrangeiro. Fiz-lhe ver que era mais importante ali do que na tropa. Mário Soares disse-me que iria pensar no assunto e que responderia no dia seguinte", tinha dito Futre, num telefonema da embaixada de Madrid para Portugal.

No dia seguinte, Mário Soares não falhou ao prometido e disse a Futre que iria criar o estatuto de atleta de alta competição que lhe permitiria adiar a tropa por oito anos. 

“Fui o primeiro a beneficiar disso, mas depois de mim todos beneficiaram. Quando ele me deu a notícia, chorei de felicidade", lembrou o antigo jogador que mais tarde se encontrou pessoalmente com Mário Soares, enquanto já era uma estrela no Atlético Madrid.

"Eu estava lesionado e até fui de muletas. Ele, quando me viu, disse-me 'Tu és um campeão, não me falhaste'. A partir daí, tornou-se num herói para mim, a nível pessoal", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório