Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Neymar conduz Brasil a goleada sobre Bolívia

Avançado marcou e deu a marcar em Natal.

Neymar conduz Brasil a goleada sobre Bolívia
Notícias ao Minuto

06:02 - 07/10/16 por Lusa

Desporto Mundial

O Brasil segurou quinta-feira o segundo lugar da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2018, ao golear em casa a Bolívia por 5-0, com Neymar, uma vez mais, em destaque.

O avançado do FC Barcelona, de 24 anos, abriu a contagem, aos 11 minutos, no que foi o seu 49.º golo em 73 jogos pelo 'escrete', e ofereceu o terceiro, a Filipe Luis, aos 39, e o quarto, a Gabriel Jesus, aos 44.

Neymar, que viu um amarelo e falhará o embate de terça-feira na Venezuela, isolou-se como quarto melhor marcador da seleção brasileira, deixando para trás Zico e seguindo apenas atrás de Pelé (77 golos), Ronaldo (62) e Romário (55).

Em Natal, Philippe Coutinho marcou, a passe de Giuliano, o outro tento da primeira parte, aos 26 minutos, e, aos 75, apontou o canto que possibilitou ao suplente Roberto Firmino selar o quinto, de cabeça.

O Brasil, de Tite, que ainda pode ser igualado pela Argentina (joga no Peru, sem o lesionado Lionel Messi), passou a somar 18 pontos, menos um do que o líder Uruguai, que bateu em casa a lanterna-vermelha Venezuela por 3-0.

Nicolás Lodeiro, aos 29 minutos, e Edinson Cavani, aos 46 e 79, para um total de sete na qualificação, selaram o sexto triunfo, em nove jogos, dos uruguaios, que mantiveram o pleno de vitórias em casa, com 14-0 em golos, em cinco jogos.

Nos anfitriões, o central 'leonino' Coates jogou os 90 minutos, enquanto o também defesa Sema Velázquez, do Arouca, entrou aos 66 nos venezuelanos, um minuto depois de Oswaldo Vizcarrondo ter sido expulso, por acumulação de amarelos.

Com este resultado, o 'onze' de Óscar Tabárez fechou a primeira volta na liderança, com 19 pontos, enquanto a Venezuela manteve-se em última posição, com apenas dois, que já não lhe permitem sonhar com a presença na Rússia.

A dois pontos do Brasil, seguem o Equador, vencedor na receção ao bicampeão sul-americano em título Chile por 3-0, depois de quatro jogos sem ganhar (um empate e três derrotas), e a Colômbia, que venceu (1-0) fora o Paraguai nos descontos.

A seleção equatoriana retomou o caminho dos triunfos -- quatro nos quatro primeiros jogos -- apoiado numa grande atuação do 'red devil' José Antonio Valencia, que marcou o primeiro golo (19 minutos) e esteve na origem dos outros, obra de Cristian Ramírez (23) e do ex-'leão' Felipe Caicedo (46).

Em Assunção, o suplente Edwin Cardona, entrado aos 77 minutos, com o '10' do ausente James Rodríguez, foi o herói dos colombianos, aos marcar aos 90+1 minutos, depois de duas tabelas com Carlos Bacca.

O Paraguai manteve-se no sexto lugar, com 12 pontos, mais um do que o dececionante Chile, que é sétimo.

Na América do Sul, os quatro primeiros qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo de 2018, que se realiza na Rússia, e o quinto classificado disputa um 'play-off', a duas mãos, com vencedor da Oceânia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório