Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ilídio Vale considera "errado" que FIFA não reconheça Jogos Olímpicos

O treinador adjunto da seleção portuguesa de futebol, Ilídio Vale, considerou "errado" que a FIFA não reconheça os Jogos Olímpicos, mas mostrou-se confiante num bom resultado de Portugal na competição, apesar da ausência dos "melhores jogadores".

Ilídio Vale considera "errado" que FIFA não reconheça Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

21:19 - 21/07/16 por Lusa

Desporto Futebol

"Não me custa a perceber [que os clubes não autorizem os jogadores a ir aos Jogos]. É muito claro. Está errado, porque a FIFA não reconhece os Jogos Olímpicos como uma competição oficial das datas FIFA. A partir daí é preciso compreender as opções dos clubes", referiu hoje o treinador à margem de uma sessão de homenagem que decorreu na Maia, distrito do Porto.

Portugal garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016 depois de atingir a final do Europeu de sub-21, mas o treinador Rui Jorge apenas conseguiu chamar sete dos 23 vice-campeões, tendo assumido que para chamar 18 jogadores teve de fazer 57 telefonemas.

Ilídio Vale vincou ter convicção de que "Portugal pode não apresentar os seus melhores jogadores", mas "Rui Jorge e a sua equipa tudo vão fazer para garantir uns Jogos Olímpicos com grande dignidade".

"Vão conseguir um bom resultado", apontou o adjunto de Fernando Santos, que, sobre o futuro, e ao comentar a renovação de contrato hoje oficializada com a Federação Portuguesa de Futebol, resumiu o Mundial, a Taça das Confederações e o Europeu de 2020 como "projetos diversificados", com o "mesmo espírito" e "uma única opção: ganhar".

O treinador falava numa sessão organizada pela câmara da Maia que homenageou o treinador adjunto, bem como o médico assistente da seleção portuguesa, José Carlos Noronha.

Em causa a conquista do título de campeões europeus na prova que se disputou em França e as ligações de ambos ao concelho maiato, ao qual também estão ligados, disse o presidente da câmara da Maia, Bragança Fernandes, o defesa Pepe e o médio João Mário.

Ilídio Vale apontou que a conquista do Europeu "foi uma experiência nova para toda a gente", considerando que esta "marca a história do país e uma mudança de paradigma".

"Fomos capazes de ultrapassar a barreira do 'quase' e capazes de vencer. A mensagem que se fez passar, nomeadamente na voz do selecionador, é de que viríamos só no dia 11 e interpretaram isso como um estímulo e como uma brincadeira, mas para nós não era. Era muito sério. Tínhamos a forte convicção de que poderíamos vir embora só no dia 11 e em festa", descreveu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório