Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Paulo Gonçalves vice-campeão mundial

Motard português termina o Mundial de todo-o-terreno no segundo posto, após desistir do rali de Marrocos, onde Hélder Rodrigues foi terceiro.

Paulo Gonçalves vice-campeão mundial
Notícias ao Minuto

21:48 - 09/10/14 por O Jogo

Desporto Motard

O português Hélder Rodrigues (Honda) concluiu na terceira posição a categoria de motos o Rali de Marrocos, com Paulo Gonçalves a terminar o Mundial na segunda posição. A vitória do espanhol Marc Coma (KTM) na sexta e última prova do Mundial de todo-o-terreno confirmou Paulo Gonçalves (Honda) como vice-campeão, apesar de ter abandonado a prova na quarta-feira, após ter fraturado uma costela num acidente.

"O resultado não é, obviamente, aquilo que eu queria, aquilo pelo qual lutei, mas não deixa de ser um excelente lugar depois da intensa luta travada com o Marc Coma, que é um justo vencedor deste campeonato de 2014. Foi uma luta interessantíssima ao longo de todo o ano", disse Paulo Gonçalves, citado pela sua assessoria de imprensa, acrescentando que vai começar a preparar o Dakar de 2015.

A sexta e última etapa do Rali de Marrocos, com um troço cronometrado de 113 quilómetros, em Marraquexe, foi vencida pelo espanhol Joan Barreda (Honda), o único que podia tirar o segundo lugar no Mundial a Gonçalves.

Barreda demorou 1:26.16 horas para cumprir o percurso, menos 2.07 minutos do que o britânico Sam Sunderland e 5.41 do que o português Ruben Faria, ambos em KTM, enquanto Hélder Rodrigues (Honda) foi nono, a 6.45.

Na geral, Coma coroou o segundo título mundial da sua carreira com a conquista do Rali de Marrocos, com 5.28 minutos de avanço sobre Sunderland e 12.13 sobre Hélder Rodrigues. Tal como havia sucedido em 2012, Coma sucede como campeão a um português, desta feita a Paulo Gonçalves, depois de já ter conquistado o título um ano depois de Hélder Rodrigues.

Nos camiões, Elisabete Jacinto terminou na quarta posição, depois de concluir a sexta e última etapa, no quinto lugar, com um tempo de 01:54.33 horas. "A etapa correu bem. Apesar de eu não gostar muito das etapas em zonas muito povoadas - porque há muitos controlos de velocidade, zonas estreitas e muita gente a assistir à corrida - conseguimos ter sempre um andamento rápido. A navegação do José Marques foi, uma vez mais, irrepreensível e ao nível da condução também correu tudo bem. A robustez e fiabilidade do nosso MAN, bem como a nossa experiência, foram pontos determinantes nesta corrida, pois mostrámos que somos competitivos e que estamos preparados para ombrear com tão boas equipas. Por isso estar em quarto lugar é motivo de satisfação para todos", referiu a piloto da OLEOBAN.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório