Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Proença anuncia ação judicial a Mário Costa e BSports: "Caso de polícia"

Medidas anunciadas pelo presidente da Liga Portugal, esta segunda-feira, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária.

Proença anuncia ação judicial a Mário Costa e BSports: "Caso de polícia"
Notícias ao Minuto

11:49 - 26/06/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Portugal

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, anunciou, esta segunda-feira, todas as medidas tomadas em torno da polémica relacionada com o tráfico humano, a envolver a BSports e Mário Costa, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo garantido que tal caso "não se repetirá".

"Para que não restem dúvidas sobre o que já tive oportunidade de dizer nos últimos dias, o Presidente, os Restantes Presidentes dos Órgãos Sociais, a Direção, a Direção Executiva e nenhum colaborador da Liga Portugal sabiam da existência da academia BSports e da sua alegada relação com ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Enquanto eu for Presidente da Liga Portugal, um momento como este não se repetirá. É um caso de polícia", começou por dizer.

“Nunca existiram, por isso, dúvidas na minha mente desde o primeiro minuto: o Dr. Mário Costa teria de renunciar, de imediato, ao cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. E essa foi, desde a manhã daquela segunda-feira, a minha única preocupação. Tentei, ao longo dos dois dias seguintes, por todos os meios ao meu alcance, sensibilizar o Dr. Mário Costa para o facto de a sua renúncia imediata ser a única forma de defender os interesses, a reputação e a credibilidade da Liga Portugal", acrescentou de seguida.

"Perante a demora na tomada pública de uma posição, agendei uma reunião de urgência com os presidentes dos três órgãos sociais da Liga. Uma reunião em que, como sabem porque disso informei todos os Clubes, estávamos – eu e os presidentes do Conselho Jurisdicional e do Conselho Fiscal – alinhados em renunciarmos aos nossos mandatos caso o Dr. Mário Costa não renunciasse de imediato. E foi assim que, apenas 48 horas depois das primeiras notícias, o Dr. Mário Costa renunciou ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral”, finalizou sobre o assunto.

Recorde-se que Mário Costa, foi constituído arguido pelo Ministério Público, na sequência de uma investigação promovida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), há sensivelmente duas semanas, sendo que, segundo fontes do SEF, foram identificados dezenas de futebolistas alvo de tráfico humano, em que pelo menos 40 deles eram menores.

Confira todas as medidas anunciadas pelo presidente da Liga Portugal:

"- Ações judiciais ao ex Presidente da AG (Dr. Mário Costa) e a todas outras e quaisquer entidades que venham a ser responsabilizadas, por danos reputacionais causados à Liga Portugal ou por omissão de informações relevantes prestadas sob compromisso de honra, no âmbito de situações de incompatibilidade previstas nos Estatutos da Liga Portugal e do seu Código de Transparência e Anti-Corrupção

- Solicitar que a Liga Portugal seja constituída assistente em todos os processos relacionados com este caso.

- Avançar com um processo contra a BSports por utilização indevida de uma denominação patenteada pela Liga Portugal.

- Solicitar uma Auditoria Forense a uma entidade externa, cujas conclusões nos permitirão identificar responsabilidades legais, criminais e patrimoniais que resultem desse relatório."

Leia Também: Proença reage à polémica com Mário Costa e admite que pensou em renunciar

Leia Também: Candidato único à eleição para presidente da MAG da Liga de clubes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório