Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica-FC Porto: Ser ou não ser campeão? Eis a questão

Águias recebem os dragões naquele que poderá ser o salão de festas do convidado. Para não repetir a dose de 2011, os encarnados precisam de dar o litro contra uma equipa que chega com a motivação em alta.

Benfica-FC Porto: Ser ou não ser campeão? Eis a questão
Notícias ao Minuto

07:16 - 07/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

Sábado é dia de Clássico, o último da temporada. Benfica e FC Porto vão defrontar-se nesta tarde, em jogo a contar para a 33.ª e antepenúltima jornada da I Liga.

Há muita coisa em jogo. Muita mesmo. O lado mais importante será o dos dragões, que chegam a esta partida com claras chances de serem os novos campeões nacionais. Depois do desaire em Braga, os azuis e brancos deixaram a festa para a última da hora, apesar de poder ter um sabor diferente por ser frente ao rival.

Do lado do Benfica, há também algo a jogar. Dignidade, orgulho próprio e um lugar no plantel da nova temporada. Para quem pensar que as férias chegaram mais cedo, engane-se. O novo treinador estará de olho nesta partida que será um teste de fogo para os jogadores encarnados.

Contas feitas, chega ao FC Porto um empate para garantir o título de campeão nacional e conquistar o troféu que na última sexta-feira passou pela redação do Notícias ao Minuto. Caso o Benfica conquiste os três pontos nesta partida, a festa ficará uma vez mais adiada por um jogo, não havendo vagas para ainda mais tarde.

O Benfica-FC Porto joga-se neste sábado, a partir das 18h00, no Estádio da Luz.

Treinadores em discurso direto

Nélson Veríssimo

Alguma surpresa neste jogo: Sim, são duas equipas que se conhecem bem, frutos dos confrontos que já tiveram nesta época e daquilo que tem sido a evolução das duas equipas em épocas anteriores. A preocupação é a forma como nos vamos apresentar amanhã, reconhecer que vamos representar uma equipa de grande nível. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível, o objetivo passa por lutar pela vitória. A equipa trabalhem bem na semana, está confiante. Sabemos da importância do jogo, é um Clássico. São jogos imprevisíveis, mas estamos confiantes que vamos dar uma boa resposta. Queremos conquistar os três pontos, independentemente da circunstância que envolve este jogo.

O que vai acontecer depois do Clássico: Estamos a falar em cenários e de um pressuposto que na minha cabeça não entra. O nosso pensamento, e é a única coisa que temos de ter na cabeça, é a vitória. À medida que o campeonato vai caminhando para o fim, o nosso objetivo já foi fazer 15 pontos, nove pontos e, agora que faltam dois jogos, é fazer seis pontos. É o único objetivo que temos na cabeça, receber o FC Porto em casa e fazer o nosso melhor. O resto são cenários e conjeturas e isso não nos passa pela cabeça.

Motivação extra para impedir festa do título do FC Porto: Nós sabemos que implicações o resultado tem. Acima de tudo, temos de valorizar que vamos ter um Clássico, u7m jogo de características diferentes. Ambas as equipas querem lutar pela vitória. Esse será naturalmente o nosso objetivo. Esta equipa já deu prova noutros momentos que está pronta para os jogos de maior dificuldade. A equipa tem um grande orgulho quando sente que o contexto à volta direciona o resultado para um caminho que não é aquele que achamos que vai acontecer, provámos contra Ajax, Liverpool, em Alvalade. Acreditamos muito no que andamos a fazer, os jogadores acreditam no seu valor. Uma das mais valias desta equipa foi saber adaptar-se ao adversário e potenciar as virtudes próprias. O nosso foco amanhã, independentemente de tudo o que possa estar à volta deste jogo e dos cenários que se falam com alguma insistência, nós sabemos que temos de fazermos amanhã. Vamos estar no final do jogo a festejar uma vitória.

Usou esse trunfo para motivar a equipa: As circunstâncias do jogo podem ditar um cenário. O nosso foco é jogar para tentar ganhar o jogo. É com essa mentalidade que temos de entrar porque o jogo em si, para nós e para o FC Porto, vai ter a carga de um Clássico. É um jogo que desperta diversas emoções, paixões, é um jogo intemporal. Os jogadores sabem disso. A forma como os jogadores estão a responder ao que pedimos na semana de trabalho dá-nos serenidade para o jogo de amanhã.

Mensagem para os adeptos: É ir. O que posso dizer é que, em vários momento ao longo desta época, os sócios já mostraram que podem fazer a diferença e sentimo-lo em vários momentos. Naturalmente, amanhã vão fazer essa diferença. Apelamos a que venham para ver a equipa, para ajudar, e que possam fazer a diferença como 12.º jogador. 

Histórico recente: Temos consciência disso. Alguns jogadores e também eu, como elemento da equipa técnica do Bruno Lage, estivemos presentes na última vitória da equipa do Benfica no Dragão. É um dado estatístico e temos consciência que nos últimos jogos o saldo não é favorável, mas também temos noção que amanhã pode ser diferente. Foi sempre na base da qualidade dos adversários que demos desposta em jogos de nível elevado. A equipa sabe que tem de estar bem amanhã. Vamos tentar explorar aqueles que, no nosso entendimento, são os pontos mais fracos do FC Porto. Vamos dar o conforto à equipa de jogar de uma forma que potencie as características individuais e do conjunto. Estamos convictos que amanhã vamos dar uma boa resposta e que vamos estar a festejar.

Sérgio Conceição

Adversário: Nós preparamos o jogo. Depois, tudo o resto, para nós, não é importante. Preparamos com entusiasmo e não com euforia. São coisas diferentes. Essa preparação passou pela análise ao Benfica nos diferentes contextos, nas diferentes competições, onde a postura foi diferente. Cabe-nos a nós olhar para isso, mas também para a nossa equipa. Não podemos adivinhar qual a estratégia do adversário, então temos de olhar para aquilo que é a nossa tarefa num jogo importante como todos os outros que passaram. 

Jogo de uma vida? É um jogo que vale três pontos importantes naquilo que é um passo decisivo na conquista de um objetivo, para o Benfica, não jogando nada na sua classificação final, é um jogo em que o clube e os adeptos estão sempre empenhado, vivem de títulos como nós, é um clube grande, e, com certeza, quer dar uma boa imagem. Dentro daquilo que é um Clássico do futebol português, há sempre esse lado emocional e que muitas vezes não tem a ver com pontos, mas com o jogo em si e o peso do jogo.

Que Benfica espera? Não podemos adivinhar a postura do Benfica, se tem a equipa num bloco mais baixo ou numa postura mais agressiva. Isso depende também daquilo que fizermos. Temos de perceber o que temos de fazer para levarmos o jogo para o caminho que queremos. Vai haver momentos em que o Benfica vai estar por cima, noutros estará o FC Porto. O importante é que possamos perceber, como equipa, nos momentos em que vamos sofrer mais, o que temos de fazer. São sempre jogos equilibrados e aquilo que o adversário faz tem a ver com aquilo que fazemos.

Mudanças no onze: É sempre importante termos como base a consistência. Podemos fazer golos, mas, mesmo fazendo-os, não é liquido que se ganha o título. O mais importante numa equipa é ser sólida e não depende de um jogador, depende do trabalho da equipa.

Poder conquistar título na Luz traz algo especial? O espaço mais importante onde se ganham campeonatos, e não falo só do nosso, é o local onde se trabalha diariamente. Neste caso, o Olival. As pessoas trabalham aqui diariamente comigo para conseguirmos conquistar esse objetivo. Vamos pensar no jogo, os campeonatos ganham-se em 17 campos diferentes.

Darwin faz pensar na estratégia? Fez parte do trabalho da semana o estar atento aos pontos fortes do Benfica, percebermos o que podemos fazer e trabalhar sobre isso. O Darwin, mesmo jogando na frente, parte muitas vezes da esquerda em direção à baliza. É uma das características, mas há outras. Não podemos esquecer que o Benfica fez três golos contra uma equipa fortíssima fora, fez uma Liga dos Campeões muito acima da média, é uma equipa que vem com resultados positivos, tem individualidades que podem fazer a diferença. Temos de estar atentos a tudo o que é a equipa adversária.

Últimos resultados

Benfica: V-E-V-E-V

FC Porto: V-V-V-D-V

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Sandro Cruz; Weigl, Paulo Bernardo, João Mário; Gil Dias, Everton, Darwin.

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira; Evanilson, Taremi.

Ausentes

Benfica: Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho, Rafa Silva.

FC Porto: Wilson Manafá, Uribe. 

Leia Também: Dois nomes no boletim do FC Porto antes do Clássico com o Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório