Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Notas do Sp. Braga-Rangers: Ruiz dá asas à repetição do sonho das 'meias'

Avançado espanhol marcou o único golo do encontro, que deixa os minhotos a um passo de voltar a uma meia final da Liga Europa, que não acontece desde 2010/11.

Notas do Sp. Braga-Rangers: Ruiz dá asas à repetição do sonho das 'meias'
Notícias ao Minuto

07:55 - 08/04/22 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Foi com um golo do espanhol Abel Ruiz, de pé quente na Liga Europa, que o Sporting de Braga derrotou o Rangers e se colocou um passo mais próximo das meias-finais da segunda maior prova europeia de clubes.

No duelo relativo à primeira mão dos quartos de final desta competição, o avançado hispânico marcou, aos 40 minutos, através de um belo remate já dentro da área, naquele que foi o seu terceiro golo na Liga Europa, esta época, em três jogos seguidos, depois de ter marcado nas duas partidas contra o AS Monaco.

Esperava-se um Rangers atrevido neste jogo, até por ser o campeão escocês, mas o que se verificou foi mesmo o oposto. Depois de 25 minutos de pressão alta, os britânicos perderam a iniciativa de jogo para os minhotos, que haveriam de marcar primeiro por André Horta, que viu o golo anulado, e depois por Abel Ruiz.

A perder, previa-se que os escoceses partissem para um jogo mais ofensivo à procura do golo do empate, o que abriria espaços para o Sporting de Braga tentar fazer o segundo na partida, mas o Rangers ficou remetido à zona defensiva, terminando a partida sem um remate à baliza de Matheus. A preocupação esteve em anular os jogadores de ataque dos minhotos e segurar esta curta desvantagem para se poderem, eventualmente, 'vingar' da derrota do jogo no seu bastião.

O que fica para a história é que o Sporting de Braga está a um passo de chegar às meias-finais da Liga Europa pela segunda vez na sua história, depois de já ter acontecido em 2010/11. De notar também que os minhotos 'vingaram' a derrota de 2020 contra o Rangers, vencendo pelo mesmo resultado de há mais de dois anos.

Mas vamos às notas do encontro:

Figura:

Grande exibição de Abel Ruiz, que parece ter na Liga Europa a sua prova predileta. Depois de ter marcado nos dois jogos contra o AS Monaco, o espanhol voltou a celebrar diante do Rangers. Foi uma autêntica dor de cabeça para os defesas forasteiros.

Surpresa:

David Carmo parece já ter deixado a grave lesão no joelho para trás. É, neste momento, o patrão da defesa dos minhotos. Nesta partida no Municipal de Braga, o central foi o polícia do avançado Sakala, que nunca conseguiu incomodar a baliza à guarda de Matheus.

Desilusão:

Leon Balogun é um dos jogadores mais experientes do Rangers, mas prestação em Braga foi para esquecer. O central falhou inúmeras marcações aos adversários e teve culpas diretas no golo de Abel Ruiz.

Treinadores:

Carlos Carvalhal:

Esta equipa do Sporting de Braga pode ser nova em média de idades, mas tem tarimba de gente crescida na Europa. Perante um adversário mais físico e que poderia criar mais problemas, sobretudo a nível ofensivo, os minhotos dominaram a partida, e, como se faltassem mais provas da sua maturidade, jogaram contra um adversário que na segunda parte se limitou a segurar a desvantagem mínima que tinha.

Giovanni van Bronckhorst:

Os britânicos saíram de Braga com uma vitória há duas épocas, mas no jogo de hoje estiveram a anos-luz de serem vitoriosos. Depois de um período inicial mais pressionante, os escoceses travaram a fundo, provavelmente pela diferença nos dias de descanso para o adversário, e remeteram-se a um papel de não atacar, mas também não sofrer mais golos, tendo em vista o encontro dentro de uma semana no Ibrox Stadium. Uma desvantagem de um golo é sempre mais fácil de anular, mas esperemos que esta estratégia dos pupilos de Van Bronckhorst dê para o torto.

Arbitragem:

Trabalho muito tranquilo da equipa de arbitragem liderada pelo italiano Davide Massa, sem decisões complicadas para tomar. Esteve bem ao anular o golo de André Horta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório