Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Não foi tão 'Mal(en)', mas não chegou. As notas do Dortmund-Sporting

Leões melhoraram significativamente em relação à derrota diante do Ajax, mas ainda não foi desta que somaram os primeiros pontos na Liga dos Campeões.

Não foi tão 'Mal(en)', mas não chegou. As notas do Dortmund-Sporting
Notícias ao Minuto

08:03 - 29/09/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

De Alvalade a Signal Iduna Park vai uma grande distância. Quase tão grande como a evolução que o Sporting registou entre a goleada sofrida na receção ao Ajax, por 1-5, e a derrota averbada na visita ao Borussia Dortmund, por 0-1.

Os leões demonstraram que aprenderam a lição e assinaram uma exibição madura em território alemão, mas ainda não foi o suficiente para conquistar os primeiros pontos na fase de grupos da presente edição da Liga dos Campeões.

Os homens de Marco Rose tiveram muito mais bola do que os de Rúben Amorim, mas poucas foram as vezes em que conseguiram criar perigo. Uma das poucas ocasiões surgiu aos 37 minutos, quando Donyell Malen resistiu à pressão de Sebastián Coates e assinou o golo da vitória.

O maior elogio que se pode fazer à organização verde e branca é o facto de que, das restantes quatro vezes em que o Borussia Dortmund se aproximou da baliza, todas foram anuladas por posição irregular (nos dois golos anulados a Malen, no golo anulado a Reus e no cabeceamento ao poste de Bellingham).

Já do ponto de vista ofensivo, a história foi outra. Os campeões portugueses pouco conseguiram fazer para incomodar o conjunto da casa, com exceção de dois lances em que Paulinho e Tiago Tomás chegaram tarde para desviar passes perigosos.

Feitas as contas, com este resultado, o Borussia Dortmund passa a somar seis pontos, pelo que continua a dividir a liderança do Grupo C da prova milionária com o Ajax. Já o Sporting, permanece a 'zeros', tal como o Besiktas, e mora na última posição.

Figura

Uma exibição imperial de Mats Hummels. É verdade que o Sporting não teve, propriamente, grandes ocasiões de golo em Signal Iduna Park, mas isso em muito se deveu ao desempenho do internacional alemão, que foi um constante 'pronto socorro' e que nunca deixou os leões incomodarem o guarda-redes Gregor Kobel.

Surpresa

Sem Erling Haaland, que continua a recuperar de lesão, coube a Donyell Malen assumir as despesas na frente de ataque do Borussia Dortmund. O internacional neerlandês nem sempre esteve bem, mas ganhou a posição a Sebastián Coates e marcou o golo da vitória dos alemães... diante do mesmo adversário contra o qual tinha feito 'estragos', em 2019, na Liga Europa, ainda ao serviço do PSV. Podia mesmo ter chegado ao hat-trick, mas o árbitro anulou-lhe dois outros tentos por fora de jogo.

Desilusão

Pablo Sarabia chegou a Alvalade sob o rótulo de craque habituado aos maiores palcos do futebol europeu, mas, no jogo em que o Sporting mais precisou das suas qualidades, esteve completamente 'desaparecido'. O internacional espanhol nem sempre foi bem servido, mas, quando teve bola, também pouco acrescentou ao ataque dos leões.

Treinadores

Marco Rose: Uma exibição dominadora do Borussia Dortmund, com exceção de alguns minutos de maior fulgor leonino no segundo tempo, ainda que escassa no que à criatividade diz respeito. A vitória é indiscutível, mas também é preciso dizer que, com exceção do golo de Malen, os alemães só conseguiram criar perigo numa ocasião, quando Marco Reus aproveitou uma 'rosca' de Sebastián Coates para rematar à figura de Antonio Adán.

Rúben Amorim: O Sporting cresceu, e de que maneira, comparativamente ao 'descalabro' que foi a derrota com o Ajax, por 1-5. Diante de um adversário muito mais habituado a estas andanças, os leões foram organizados e agressivos do ponto de vista defensivo. No ataque, Pablo Sarabia não soube fazer a diferença... e as saudades de Pedro Gonçalves já começam a apertar.

Árbitro

Srdjan Jovanovic colocou em prática um critério disciplinar (muito) largo, para felicidade, especialmente, de João Palhinha, que saiu de campo aos 84 minutos após ter somado, pelo menos, três entradas perigosas que lhe poderiam ter valido o cartão amarelo. Em grande plano estiveram os auxiliares do juiz sérvio, que tiveram 'olho de lince' e deslindaram até o mais milimétrico dos foras de jogo sem necessitarem da ajuda do VAR.

Leia Também: Malen resiste a Coates, remata e coloca o Sporting em desvantagem

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório