Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Temos de estar ao nosso melhor nível para ganhar"

Selecionador nacional e Rui Patrício fizeram a antevisão ao jogo com a Irlanda

"Temos de estar ao nosso melhor nível para ganhar"
Notícias ao Minuto

13:07 - 31/08/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Fernando Santos

O selecionador português, Fernando Santos, e Rui Patrício fizeram esta terça-feira a conferência de imprensa de antevisão ao confronto com a República da Irlanda, a contar para o apuramento para o Mundial 2022.

O técnico português disse não esperar facilidades frente à formação britânica, e disse que a equipa terá de estar concentrada para vencer o encontro.

Fique com o essencial das declarações de Rui Patrício e Fernando Santos:

Fernando Santos:

Ronaldo e Bruno Fernandes juntos no clube e na Seleção: O que me interessa é a motivação deles aqui deles na seleção. A mim interessa-me a concentração máxima que eles têm na seleção nacional, isso posso garantir que sim, estão altamente motivados para este triplo confronto.

Ronaldo: O Ronaldo faz parte da equipa, como sempre, capitão, super motivado, com um motivação extra de jogar na seleção, não tenho dúvidas nenhumas que todos estão aptos para defrontar a Irlanda. E tendo toda a atenção à gestão, principalmente no segundo jogo, porque há três jogos em sete dias, para termos a equipa sempre fresca e capaz de responder a todos os níveis.

Papel de Pote na seleção: Estar sempre à disposição da equipa nacional, e, sempre que for chamado a dar o seu contributo, fazer o melhor que sabe. Ele e todos os outros.

O que se pode fazer diferente do Europeu: Temos de estar ao nosso melhor nível para ganhar amanhã. Fizemos coisas positivas, com exceção de um jogo. O futebol é isso, faz-se muitas coisas positivas e depois não se ganha. Estes jogadores estão habituados a isso. No Europeu ninguém vai dizer que alcançamos os objetivos porque isso não aconteceu. Agora é procura colocar em campo tudo o que fizemos bem no Europeu e melhorar aquilo que é possível melhorar. 

Matheus Nunes: Não vou responder a isso. Tudo o que está relacionado com essas questões, de quem veio e não veio, trataram-se na quinta-feira passada. Hoje o meu foco exclusivo e total é o jogo de amanhã. Isso é que interessa aos jogadores e aos portugueses. Depois, na próxima convocatória, falaremos sobre isso. Há os momentos certos para isso e este não é o momento certo. O foco é o jogo de amanhã.

Ronaldo a um passo de recorde: Na nossa cabeça está o jogo com a Irlanda. Percebo a pergunta, mas o que isso traz para o jogo de amanhã? Nada. Temos é de ser fortes e vencer. Não podemos pensar no jogador A, B, C ou D. Mal seria se estivéssemos focados nesses aspetos.

Jogo: Amanhã teremos um jogo forte, com equipa maioritariamente formada por jogadores que jogam no campeonato inglês ou fora da Irlanda. Não é uma equipa com jogadores desconhecidos. São competentes. São jogadores com competência. Analisámos os vários jogos que fizeram nos últimos tempos, principalmente com a Sérvia e Hungria. Foram dois jogos muito fortes e intensos por parte da Irlanda. Deu muito trabalho à Servia e o resultado poderia ter sido outro. Com a Hungria teve boas oportunidades para marcar. Não é uma equipa que recolhe só em ação defensiva. Os dois avançados ficam numa fase de poder sair no contragolpe. Jogam mais numa linha de cinco e com três no meio-campo. Conhecemos o padrão típico destas equipas britânicas, sendo que o jogo nunca termina. Os jogadores estão sempre muito ativos e vivos, tentam chegar primeiro e rápido. O treinador quer que a equipe tente sair a jogar mais de trás, saindo em posse, tentando modificar a equipa. Isso não quer dizer que se perca a matriz própria da equipa. Quando não se consegue sair, há que procurar o ataque rápido. Chegam sempre com 2,3 ou 4 homens à área adversaria. Compete-nos desmanchar essa organização da Irlanda. Às vezes parecem favas contadas e os jogos vão até ao fim… Hoje não é fácil ganhar a ninguém. Temos de estar no nosso melhor nível. Mesmo que a Irlanda esteja no seu melhor nível…

Trabalho nos últimos dias: É o normal dentro daquele que é possível em seleção. Ontem só treinaram parte deles, e hoje estiveram todos. Como estão? Estão altamente empenhados, satisfeitos e com muita vontade de representar a seleção. Nesse aspeto, nada se altera desde que aqui estou. O resto flui com toda a naturalidade.

Rui Patrício:

Dois adversários sem pontos na qualificação: Todos os jogos que jogamos é para ganhar, entramos com máximo foco nisso. Não há aqui jogos mais fáceis ou difíceis. Sabemos as dificuldades que vamos ter e o que temos de fazer para vencer.

Paciência no jogo de amanhã: Cada jogo é um jogo. Todos os jogos têm a sua história. Vamos ter de paciência porque é uma equipa que defende, mas também tem características relacionadas com as bolas paradas. Temos de estar preparados mentalmente para tudo o que possa acontecer no jogo. O mais importante é o que temos de fazer amanhã. É preciso estar a 100 por cento.

Dificuldades que pode causar a Irlanda: Vai ser um jogo difícil, a seleção deles é forte a nível de bolas paradas. Temos de dar o nosso melhor para ganhar. Sabemos que vamos ter dificuldades, mas temos de fazer o nosso jogo para vencer.

Regresso dos adeptos: É muito bom eles estarem de regresso. Sem dúvida que estávamos com saudades de jogar com os nossos adeptos. É bom tê-los de volta.

Europeu próximo da qualificação para o Mundial: Temos de nos adaptar e estar preparados para estes três jogos. Esta é a realidade. Temos de nos preparar o máximo possível e percebermos o que temos de fazer. O mais importante é a adaptação.

Cristiano Ronaldo em Inglaterra: Está bem e feliz por estar na seleção. Ele dá o seu máximo e ajuda a equipa a vencer. Está sempre disposto a fazer isso.

Chegada de novos jogadores: Foram todos bem recebidos como todos os outros novos. Vêm para ajudar a seleção como todos os que aqui estamos. Todos estamos aqui para dar o nosso máximo nestes três jogos. O Otávio e o Diogo estão a ser bem integrados e de certeza que vão dar tudo pela seleção.

Antevisão: A seleção portuguesa defronta esta quarta-feira a República da Irlanda, em jogo referente ao Grupo A da qualificação europeia para o Mundial2022.

O selecionador Fernando Santos já conta com todos os jogadores disponíveis, depois de Gonçalo Inácio ter sido dispensado por conta de uma lesão.

Mas antes do jogo de quarta-feira, Fernando Santos e Rui Patrício fazem a habitual conferência de imprensa de antevisão ao encontro, que está marcada para as 12h30 e poderá acompanhar em direto na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Mundial2022: Seleção com todos disponíveis para embate com Irlanda

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório