Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Pedro Farromba faz um balanço positivo da participação portuguesa

O chefe da missão portuguesa nos Jogos Olímpicos de inverno Sochi2014, Pedro Farromba, assumiu hoje a satisfação com a participação de Camille Dias e Arthur Hanse na competição.

Pedro Farromba faz um balanço positivo da participação portuguesa
Notícias ao Minuto

17:41 - 23/02/14 por Lusa

Desporto Sochi

"Tendo em conta a falta de experiência dos nossos atletas, a avaliação que fazemos só pode ser positiva", afirmou Pedro Farromba, citado pelo Comité Olímpico de Portugal.

O responsável, que também preside à Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, considerou ainda que ter "dois atletas nos Jogos Olímpicos é muito bom, ainda para mais na modalidade que reúne mais atenção, o esqui alpino".

O chefe da missão olímpica não escondeu que gostaria que "o Arthur tivesse acabado ambas as provas [slalom e slalom gigante].

"Mas este desporto é mesmo assim, um erro e está-se fora, o que custa muito quando se trabalha um ano inteiro para cá chegar e numa fração de segundo acabou. Mas Sochi2014 é o início de um caminho para todos nós", frisou Farromba.

As competições em Sochi2014 chegaram ao fim e Pedro Farromba revelou as suas ambições para o futuro dos desportos de inverno em Portugal.

" Temos vindo a fazer um trabalho de prospeção pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, que para Sochi permitiu estarmos presentes com o Arthur e com a Camille. Porém, outros há que já estão identificados e cujo nível competitivo irá permitir termos mais atletas na Coreia do Sul e, simultaneamente, com outras possibilidades em termos desportivos, pois possuem um nível mais alto", sustentou.

O chefe da missão lusa realçou ainda o impacto obtido com a primeira presença de uma esquiadora nacional em provas de esqui alpino.

"Esta foi a primeira vez que tivemos uma atleta feminina no esqui alpino, o que é revelador do longo caminho que temos pela frente (...) A visibilidade que aqui conseguimos irá contribuir decisivamente para isso, assim como poderá permitir trazer mais praticantes para estes desportos, concluiu Farromba.

Camille Dias obteve o melhor resultado da comitiva lusa, com o 40.º lugar na prova de slalom, depois de ter sido 63.ª no slalom gigante, enquanto Arthur Hanse não terminou nenhuma das provas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório