Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Leão 'mata o borrego' beirão e continua confortável na liderança

Golo de Tiago Tomás à beira do apito final permitiu ao Sporting vencer em Tondela pela primeira vez desde 2018.

Leão 'mata o borrego' beirão e continua confortável na liderança
Notícias ao Minuto

22:25 - 13/03/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

À terceira foi mesmo de vez. Depois das derrotas sofridas nas duas últimas deslocações ao estádio João Cardoso, o Sporting conseguiu, este sábado, ‘matar o borrego’, e derrotou o Tondela, por 1-0.

O primeiro e único golo da partida teve lugar à beira do apito final, quando Tiago Tomás aproveitou uma das poucas desatenções adversárias para fazer o gosto ao pé. Um golo que permite ao leão manter-se confortável na liderança isolada da I Liga.

Muita bola, poucas oportunidades

Esperava-se um Sporting à procura da vitória no estádio João Cardoso, para manter a vantagem sobre os principais rivais na liderança da I Liga, e um Tondela a jogar mais na expetativa, e a verdade é que nem uma nem outra equipa acabou por surpreender.

Os leões assumiram, desde cedo, a iniciativa do jogo, perante um conjunto auriverde muito compacto e empenhado em não dar o mínimo espaço, o que resultou num jogo sem grandes motivos de interesse, particularmente na primeira parte.

Os homens de Rúben Amorim foram procurando construir com critério, fazendo a bola circular e resistindo à tentação de jogar longo mas denotaram sérias dificuldades em desmontar a ‘teia’ construída por Pako Ayestarán.

De tal maneira que, nos primeiros 45 minutos, houve apenas a registar duas oportunidades de golo. Uma aos 27 minutos, quando Ricardo Alves desviou um remate de Tiago Tomás, e outra à beira do intervalo, quando o jovem avançado leonino cabeceou por cima do alvo.

Jogo desbloqueado (novamente) na reta final

O Tondela entrou ligeiramente mais desinibindo para o segundo tempo, e, no espaço de um minuto, ficou à beira do golo por duas vezes. Murillo, primeiro, atirou forte para as mãos de Adán, e depois, ‘roubou’ a bola a Feddal e deixou-a em Mario González, que falhou o desvio por pouco.

Daí em diante, o Sporting instalou-se novamente no meio-campo adversário, e, tirando um ou outro contra-golpe, de lá não saiu. No entanto, tal como na primeira parte, voltou a não encontrar maneira de chegar a zonas de finalização.

O nulo manteve-se até aos 81 minutos, quando, por fim, houve motivo para festejar. Tiago Tomás aproveitou uma desatenção defensiva adversária, apareceu completamente sozinho na grande área e atirou para o fundo das redes.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 61 pontos, mais 12 do que o segundo classificado, o Sporting de Braga, que defronta o Famalicão no fecho da 23.ª jornada. Já o Tondela, permanece com 24 pontos e é 11.º classificado.

Momento do jogo: Este leão é mesmo adepto das retas finais. Desta feita, foi aos 81 minutos que Tiago Tomás - que tão desinspirado estava… - apareceu em zona de finalização a marcar o golo que selou o resultado final.

Acompanhamento

90' - Apito final no estádio João Cardoso! O Sporting derrota o Tondela, por 1-0, graças ao golo tardio de Tiago Tomás.

O golo que quebrou o nulo em Tondela

81' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Tiago Tomás apareceu completamente sozinho na grande área e atirou para o golo que desbloqueia, por fim, o nulo.

80' - Pako Ayestarán esgota as substituições. Saem Murillo e Olabe, entram Pedro Augusto e Rafael Barbosa.

74' - Também se mexe no Tondela. Sai Jaquité e entra Jaume Grau.

72' - Rúben Amorim faz três substituições de uma assentada. Entram Bruno Tabata, Matheus Reis e Jovane Cabral, saem Feddal, João Mário e Pedro Porro.

65' - Mais uma oportunidade desperdiçada por Tiago Tomás... De cabeça e em posição perigosa, o avançado atirou muito torto e não deu trabalho a Trigueira.

62' - Pako Ayestarán também mexe. Saem Khacef e Ricardo Alves, entram Enzo Martínez e Salvador Agra.

61' - Mais um cartão amarelo. É para Ricardo Alves, por falta sobre Tiago Tomás.

60' - Rúben Amorim é o primeiro a mexer. Retira Nuno Santos e lança Daniel Bragança.

55' - Nuno Almeida expulsa João Pereira! O lateral leonino, que está no banco, reclamou veementemente uma falta sobre Tiago Tomás e o árbitro não perdoou.

53' - Voltou a cheirar a golo! Murillo 'rouba' a bola a Feddal e deixa-a em Mario González, que, à boca da baliza, por muito pouco não conseguiu o desvio para a baliza.

52' - Nuno Almeida volta a 'sacar' do cartão amarelo. É para Olabe, por falta sobre João Palhinha.

51' - Oportunidade de golo para o Tondela! Os auriverdes partiram para o contra-ataque e Murillo rematou forte, mas direitinho para as mãos de Adán.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Tondela-Sporting.

45' - Nuno Almeida apita para o intervalo. Tondela e Sporting recolhem aos balneários empatados a 'zeros'.

44' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Sebastián Coates, por falta sobre Mario González.

43' - O que acaba de desperdiçar Tiago Tomás! Após cruzamento de Pedro Porro, o jovem avançado apareceu completamente solto à boca da baliza, mas cabeceou ao lado do alvo.

40' - Aí está o primeiro cartão amarelo da noite. É para Khacef, que pontapeou o pé de Pedro Porro, jogador com o qual tem protagonizado uma intensa luta.

28' - O Tondela não se fica! Adán saiu a um cruzamento e a bola sobrou para João Pedro, que, pressionado, atirou por cima.

27' - Grande oportunidade para o Sporting! Pedro Gonçalves amorteceu na grande área e Tiago Tomás rematou. A bola levava 'selo de golo', mas Ricardo Alves apareceu no sítio certo a fazer um corte providencial.

25' - Responde o Tondela! Lançado por Filipe Ferreira, Khacef apareceu em zona perigosa, mas acabou travado pela pressão de Coates e pela saída de Adán.

22' - O Sporting volta a fazer uso da 'força aérea'. Desta feita, o cabeceamento de Feddal saiu muito por cima do alvo.

17' - Eis o primeiro remate à baliza da noite! Após canto cobrado a partir da ala direita do ataque, Coates cabeceou para as mãos de Trigueira.

15' - Para já, poucos motivos de interesse no estádio João Cardoso. O Sporting tem tido mais bola do que o Tondela, mas ainda não dispôs de qualquer oportunidade clara para quebrar o nulo.

9' - Polémica na grande área do Tondela! Pedro Trigueira pegou na bola após um toque de Khacef. O Sporting pediu falta, mas Nuno Almeida nada assinalou.

0' - Nuno Almeida dá o apito inicial. Rola a bola no Tondela-Sporting.

'Onzes'

Tondela: Trigueira; Tiago Almeida, Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira; Jaquité, João Pedro, Olabe; Murillo, Mario González e Khacef.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Antevisão

O Sporting tem, este sábado, mais uma 'batalha' na corrida pelo título que há tantos anos lhe escapa, desta feita no estádio João Cardoso, onde terá pela frente o Tondela.

Os leões chegam à 23.ª jornada do campeonato português invictos, mas vale recordar que, das duas últimas vezes que visitaram o reduto auriverde, em 2019 e 2020, saíram derrotados.

A isso há que acrescentar o facto de os homens de Pako Ayestarán, décimos classificados da tabela, terem somado por vitória os cinco últimos duelos que realizaram dentro de portas.

O Tondela-Sporting será ajuizado por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Há três anos que o leão não ganha em Tondela. Só Coates sabe o 'segredo'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório