Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Águias e dragões ‘esfolaram-se’ e quem ri por último é o Sporting

Grimaldo adiantou o Benfica, Taremi fez o empate para o FC Porto. As duas equipas acabaram a repartir as honras deste encontro e a distância para a liderança mantém-se nos mesmos quatro pontos.

Águias e dragões ‘esfolaram-se’ e quem ri por último é o Sporting
Notícias ao Minuto

22:59 - 15/01/21 por Ruben Valente

Desporto Clássico

FC Porto e Benfica empataram a um golo, esta sexta-feira, no estádio do Dragão. Nesta 14.ª jornada da I Liga, Grimaldo marcou para as águias logo aos 17 minutos, sendo que Taremi repôs a igualdade ao minuto 25. Num jogo equilibrado, e também muito faltoso, ambas as equipas somaram um ponto e continuam a quatro da liderança da I Liga.

Resumo

Com ligeiro domínio portista, o jogo no Dragão começou muito posicional e tático. As equipas entraram com os índices de concentração no máximo e isso notou-se desde o apito inicial. Jorge Jesus optou por uma ala esquerda mais conservadora com Nuno Tavares e Grimaldo, ao passo que o Sérgio Conceição foi igual a si mesmo e não deu azo a surpresas.

O Benfica apostou desde cedo num ataque à profundidade e também cedo deu frutos. Aos 17 minutos, Grimaldo inaugurou o marcador. Cruzamento de Nuno Tavares, toque sublime de Seferovic para o espanhol e 1-0 para as águias. Melhor início era quase impossível.

Com o golo sofrido, o FC Porto teve de reagir e correr atrás do prejuízo. A reação até foi bastante rápida e o empate não tardou. Quem defronta Tecatito Corona sabe que o mexicano não pode ter espaço e, nisso, Gilberto facilitou. Tecatito deixou o brasileiro pregado ao chão e assistiu Taremi para o 1-1 no jogo, aos 25 minutos.. O iraniano dominou o esférico e rematou colocado, não dando hipóteses a Odysseas.

Antes do intervalo não existiram mais golos porque Darwin e Luis Díaz colocaram… em demasia a bola. O avançado do Benfica atirou com estrondo ao poste, e depois o colombiano quis fazer o segundo dos dragões com um remate em arco, mas saiu ao lado da baliza encarnada.

No segundo tempo, o jogo mudou e se o futebol já não era muito atrativo no primeiro tempo, muito menos ficou. As duas equipas persistiram num jogo (demasiado) faltoso e o futebol quase ficou para segundo plano.

Faltas atrás de faltas, amarelos atrás de amarelos até que o FC Porto fica reduzido a 10 jogadores, após uma entrada imprudente de Taremi sobre Otamendi. O iraniano entrou com os pitons sobre o central do Benfica e, depois de Luís Godinho ter visto o lance no VAR, mostrou vermelho direito ao jogador dos dragões.

Foram, no total, 43 faltas, oito cartões amarelos, um vermelho. Muito para um jogo entre duas das melhores equipas de Portugal. Até final, o Benfica fez uso da sua superioridade numérica para tentar chegar à vitória, mas os dragões mantiveram o empate.

Acompanhamento

90+8'- FINAL DO JOGO! Termina tudo empatado no Dragão (1-1). Grimaldo marcou para o Benfica e Taremi fez o golo do FC Porto. Ambas as equipas somam agora 32 pontos e continuam a quatro pontos do líder, Sporting.

90+6'- Uribe remata por cima! Boa oportunidade para o FC Porto.

90+5'- Cartão amarelo para Marchesín, por demorar na reposição de bola.

90+2'- Mais duas mexidas em ambas as equipas. No FC Porto entra Evanilson para o lugar de Marega, no Benfica Waldschmidt substituiu Rafa.

90'- Vão jogar-se mais oito minutos no Dragão.

87'- O Benfica dá o tudo por tudo para chegar ao golo. Recorde-se que o FC Porto está reduzido a 10 jogadores.

86'- Everton remata por cima! Tenso, mas ligeiramente por cima da baliza.

83'- Cartão amarelo para Vertonghen, após falta dura sobre Tecatito.

83'- Nova substituição no Benfica: Sai Grimaldo e entra Everton.

82'- Alterações no FC Porto: Saem Zaidu e Luis Díaz, entram Diogo Leite e Joao Mário.

80'- Vertonghen! Cabeceamento para defesa de Marchesín.

79'- Acabado de entrar, Chiquinho faz falta sobre Marega e vê o cartão amarelo.

78'- Substituição no Benfica: Sai Pizzi e entra Chiquinho.

76'- MAREGA! O FC Porto esteve perto do 2-1, mas o avançado portista não conseguiu fazer o desvio. Marega toca mesmo com o peito na bola e Odysseas agarra.

73'- Amarelo para Marega por protestos.

73'- CARTÃO VERMELHO DIRETO PARA TAREMI! Luís Godinho foi ver as imagens do lance anterior ao VAR e retificou a decisão com a expulsão do iraniano.

71'- Cartão amarelo para Taremi, após falta dura sobre Otamendi.

70'- MAREGA! Grande cabeceamento do maliano, após cruzamento de Sérgio Oliveira, e Odysseas afasta o perigo com uma palmada. Excelente defesa do guardião das águias.

67'- Lance perigoso do ataque do Benfica com vários jogadores à procura de espaço para o remate, mas o lance acaba por perder-se. 

65'- Mais um cartão para o banco do FC Porto, desta feita para Luís Gonçalves, que viu um amarelo.

64'- Cartão amarelo para Tecatito, após derrubar Rafa que seguia para o contra-ataque.

62'- RAFA! Cruzamento de Seferovic, cabeceamento de Grimaldo, e Rafa na cara de Marchesín permite a defesa ao guardião dos azuis e brancos. Esteve à vista o golo do Benfica.

60'- Mais uma entrada dura, desta vez de Zaidu sobre Rafa. Joga-se pouco futebol neste momento...

58'- Luís Godinho expulsa um membro do staff portista, após protestos!

58'- Mais uma falta. Pizzi derruba Tecatito e é livre perigoso para o FC Porto. Muitas faltas neste início de segundo tempo. O jogo está feio neste momento.

56'- Joga-se novamente no Dragão.

54'- Jogo interrompido para dar assistência ao jogador mexicano, que ficou caído com queixas.

54'- Cartão amarelo para Nuno Tavares por falta sobre Tecatito.

50' Confusão no relvado! Discussão e empurrões, que termina com amarelos para Pizzi e Pepe

46'- Recomeça o encontro. Sai o Benfica com o esférico.

45'- Intervalo no Dragão!

43'- Darwin!! Mais uma vez Rafa a desequilibrar e a fletir para a zona interior do terreno. O 27 das águias coloca em Darwin, que remata cruzado ao lado da baliza portista.

36'- LUIS DÍAZ! Otamendi não consegue o corte e deixa o colombiano com a baliza à mercê. Díaz tentou o remate colocado, mas saiu colocado demais e ao lado.

33'- Novamente o Benfica no ataque. Rafa, a desequilibrar bem, coloca em Grimaldo que cruza muito largo com a bola a sair pela linha de fundo. Está vivo o jogo no Dragão!

31'- Responde o FC Porto com Taremi a semear o pânico na área das águias. No entanto, após remate para defesa de Odysseas, é assinalado fora de jogo ao avançado dos dragões.

30'- AO POSTE! Bom entendimento entre Rafa e Pizzi, com o 21 das águias a cruzar para Darwin, que enche o pé e acerta no ferro! Esteve perto o segundo das águias.

Fique com as imagens do 1-1 para o FC Porto

25'- GOLOOOOO DO FC PORTOOOO! TAREMI!!!! Tecatito Corona aparece na grande área do Benfica, trabalha bem sobre a defensiva encarnada, tira Gilberto do caminho e coloca em Taremi. No coração da área, o iraniano ajeitou o esférico e atirou colocado para o 1-1 na partida. Está feito o empate!

20'- Corte de Otamendi! Central do Benfica a tirar a bola na hora H a Taremi e a evitar que o iraniano ficasse isolado frente a Odysseas.

Fique com as imagens do 1-0 para o Benfica

17'- GOLOOOOOO DO BENFICAAAAA!!!!!! MARCA GRIMALDO!!!! Cruzamento de Nuno Tavares com Seferovic, com apenas um toque, a lançar o lateral espanhol que não vacilou frente a Marchesín. Grimaldo faz balançar as redes e o Benfica adianta-se no marcador no Dragão.

12'- Jogo muito tático e posicional. As duas equipas não querem cometer erros, mas se há alguém que está a tentar mandar no jogo é o FC Porto. O Benfica está a tentar utilizar a velocidade dos seus homens da frente para explorar a profundidade.

8'- SEFEROVIC! Esteve à vista o primeiro no Dragão. Grande trabalho de Weigl a lançar a corrida de Darwin. O uruguaio, sob o flanco esquerdo, foi à linha e cruzou rasteiro para Seferovic que atirou por cima.

7'- Uribe! Remate forte, de muito longe, com Odysseas atento na baliza do Benfica.

5'- Mais bola para os dragões nestes minutos iniciais na partida.

3'- Mbemba! Livre de Sérgio Oliveira para a área do Benfica, a bola sobra para o central do FC Porto que não acerta bem na bola à primeira... nem à segunda.

1'- ROLA A BOLA! Sai o FC Porto a jogar.

0'- Recorde-se que o Sporting não foi além de um empate frente ao Rio Ave, um resultado que pode ser um aliciante para este Clássico.

0'- As equipas entram no relvado ao som do hino do FC Porto. O jogo já não irá começar à hora certa.

0'- Os jogadores de ambas as equipas recolhem agora aos balneários.

0'- Já se aquece no Dragão.

0' - HÁ ONZES OFICIAIS!!

FC PortoMarchesínNanuPepeMbembaZaidu, Sérgio Oliveira, Uribe, Luis DíazTecatito Corona, Marega e Taremi.

Suplentes: Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic, Romário Baró, João Mário, Felipe Anderson, Evanílson, Toni Martínez e Francisco Conceição

BenficaOdysseas, Gilberto, OtamendiVertonghenGrimaldoWeiglPizziRafa, Nuno Tavares, Seferovic e Darwin.

Suplentes: Helton, Diogo Gonçalves, Jardel, Samaris, Chiquinho, Everton, Pedrinho, Waldschmidt e Gonçalo Ramos.

0'- Fomos registando tudo aquilo que aconteceu antes da partida desta noite. Ora veja, aqui.

Antevisão

É dia de rolar a bola no estádio do Dragão. Mais logo à noite, pelas 21h00, FC Porto e Benfica defrontam-se novamente esta temporada, desta feita, para a 14.ª jornada da I Liga. Os dois rivais têm exatamente os mesmos 31 pontos e estão a quatro do líder, o Sporting.

A querer encurtar distâncias para chegar ao topo da classificação, FC Porto e Benfica sabem que a derrota é proibida neste encontro. Os dois treinadores, Sérgio Conceição e Jorge Jesus, não quiseram dar uma importância extra ao Clássico, mas a verdade é que a equipa que perder pode ficar a sete pontos do 1.º lugar.

No primeiro confronto da época, a contar para a Supertaça, o FC Porto levou a melhor (2-0), mas esse é um resultado que ambas as equipas não querem dar valor, pois são os dragões e águias a "escrever a história deste jogo", como referiu o próprio Sérgio Conceição.

Este é um jogo que poderá acompanhar, ao minuto, aqui em Desporto ao Minuto a partir das 21h00. Luís Godinho será, recorde-se, o árbitro deste encontro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório