Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pólvora seca em Alvalade: Números de difícil digestão e que fazem pensar

Em Vila do Conde, no duelo frente ao Rio Ave, o melhor marcador dos leões era... Coates, com três golos.

Pólvora seca em Alvalade: Números de difícil digestão e que fazem pensar
Notícias ao Minuto

07:55 - 18/02/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Sporting empatou, no passado sábado, 1-1, diante do Rio Ave, num duelo relativo à 21.ª jornada da Liga portuguesa.

Uma partida em que ficou mais uma vez patente as graves carências que os leões têm no último terço do terreno de jogo. Com apenas um remate perigoso nos primeiros 45 minutos [o 'tiro' de Eduardo à barra da baliza de Kieszek], os pupilos de Silas acabaram por chegar ao empate, somente de grande penalidade, num castigo máximo convertido por Jovane Cabral.

Em abono da verdade, a paleta de soluções também não era muito diversificada, afinal os três melhores marcadores dos leões na presente época estavam fora da convocatória, um dos quais já se encontra a milhares de quilómetros de Alvalade.

Quando o patrão da defesa é o melhor marcador...

Se Bruno Fernandes é o melhor artilheiro dos leões na presente época, com 15 golos, o Sporting, em Vila do Conde, também não teve à sua disposição os outros dois goleadores da nau verde e branca [Luiz Phellype, com nove golos, e Vietto, com cinco].

Contas feitas, e afinal os números não mentem, Sebastián Coates era o jogador na lista de convocados de Silas, para o duelo em Vila do Conde, com melhor coeficiente de golos na presente temporada (três). E, se Mathieu se tivesse deslocado a solo nortenho, teria a 'honra' de ostentar igualmente o título de melhor marcador, a par do seu companheiro do centro da defesa 

Bruno Fernandes saiu e o leão produz muita parra e pouca uva

A vindima do leão está tão pobre que fica difícil produzir vinho em boa qualidade e, por aqui, o leitor pode concluir que a pouca uva que o leão tem se traduz em poucos golos... e sem uva fica, efetivamente, difícil ganhar jogos.

Desde que Bruno Fernandes partiu para o Manchester United, o Sporting já realizou três encontros, nos quais provou os três resultados. Na derrota em Braga, o leão ficou em branco, no triunfo frente ao Portimonense, em Alvalade, os anfitriões venceram à boleia de um auto-golo de Jadson e um golaço de Mathieu, para na derradeira partida empatarem à boleia de um penálti convertido por Jovane Cabral.

Jogos sem Bruno Fernandes Adversário Resultado
15 fevereiro Rio Ave 1-1
9 fevereiro Portimonense 2-1
Sp. Braga Sp. Braga 0-1

Nem Sporar salva as honras do convento

Andraz Sporar chegou ao Sporting no último mercado de transferências, oriundo do Slovan Bratislava, a troco de seis milhões de euros.

Todavia, o avançado esloveno ainda pouco fez para justificar o investimento realizado, mas deixemos as análises para segundo plano e avaliemos os números. O futebolista de 25 anos já participou em quatro jogos de leão ao peito, distribuídos por 345 minutos. Golos apontados? zero. Assistências? zero. 

E o cenário pior fica se tivermos em conta o número de remates que Sporar já fez desde que chegou a Alvalade: apenas seis. Caso olhemos para o que se passou em Vila do Conde, o número de remates nem passou do zero. Resumindo e baralhando, a média de tempo necessário para que o esloveno 'dispare' cifra-se nos 57 minutos. Porém, a culpa não morre solteira e Alvalade está, indubitavelmente, de pólvora seca.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório